O magistrado de ligação da França para o Brasil, Suriname e Guyana, Jean-philippe Rivaud, foi recebido no último dia 30 pelo diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, Cláudio dell´Orto, e pelo diretor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), Caetano Ernesto da Fonseca Costa. A reunião foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). No encontro, foram retomadas as tratativas para cursos e eventos da ENM/AMB em parceria com a Embaixada da França e com a Escola Nacional da Magistratura francesa.
Rivaud afirmou que até o início do próximo ano enviará para a ENM o catálogo de cursos da escola francesa que poderão ser ofertados para os magistrados brasileiros em condições especiais. Além disso, Rivaud destacou o interesse da França em trazer alguns cursos para serem realizados no Brasil.
Seminário
Em visita ao presidente do TJRJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, foi acertada a realização do Seminário França-Brasil sobre tráfico de drogas e crime organizado nos dias 6 e 7 de março de 2017, em parceria com a ENM, da AMB, e Emerj. O seminário, que será realizado no tribunal, contará com a participação de magistrados e procuradores franceses que trocarão experiências com juízes, membros do Ministério Público e outras autoridades brasileiras sobre mecanismos de prevenção e repressão do tráfico internacional de drogas e do crime organizado.
Fonte: ENM