Termina nesta sexta-feira (23/11) o 21º Congresso Brasileiro de Magistrados, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). De forma inédita, o evento deste ano foi realizado na Região Norte do País, em Belém (PA), durante os dias 21 e 23 de novembro. No total, uma comitiva formada por 10 associados da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) participou do evento.
Para o Diretor de Assuntos para Assuntos Institucionais e Legislativos da ASMEGO, juiz Levine Artiaga, os debates foram muito produtivos e permitiram observar que as questões que atingem a magistratura de Norte a Sul do País, seja em Belém ou no Rio Grande do Sul, são muito próximas.
“A segurança e a independência são questões que permeiam toda a magistratura no Brasil. O medo da retaliação, por exemplo, seja ela política ou de alguma facção criminosa, ainda precisa ser debatida e trabalhada. E mesmo assim, com coragem, a magistratura vem cumprindo com o seu dever de combater a corrupção e os desmandos para fortalecer a democracia do País”, enfatizou.
Levine afirmou que, mesmo a quantidade de juízes representando o Estado tendo sido pequena, foi um grupo que se dedicou e colaborou de forma especial para a realização dos trabalhos. “Foi um excelente encontro onde 1,6 mil colegas de todos os Estados do País tiveram uma recepção calorosa e agradável aqui no Pará. Estou muito satisfeito”, finalizou.
A comitiva da ASMEGO foi formada pelos magistrados Edison de Moraes; Geovana Mendes Baia Moisés; Gustavo Braga Carvalho; Levine Raja Gabaglia Artiaga; Lusvaldo de Paula e Silva; Telma Aparecida Alves; Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro; Wilton Müller Salomão, Elaine Christina Alencastro Veiga Araújo, Alano Cardoso e Castro.