Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Des. Cavalieri aponta a gestão como solução para a morosidade do Judiciário, no IX Congresso Goiano da Magistratura








O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Sérgio Cavalieri Filho, encerrou a programação desta manhã do IX Congresso Goiano da Magistratura com a palestra “Boas práticas de gestão judiciária: a necessidade de participação dos magistrados de primeiro grau na administração dos Tribunais”. Cavalieri Filho foi presidente do TJ-RJ nos anos de 2005 e 2006. Sua administração foi marcada pela implementação de metas como plano estratégico, choque de gestão, foco no cliente e gestão de pessoas.




O desembargador fluminense afirmou que o Poder Judiciário precisa estar atento às necessidades da sociedade. Segundo ele, a principal crítica da população hoje, diz respeito a morosidade da Justiça. Cavalieri afirmou que a solução para os problemas enfrentados pelo Judiciário é a adoção de boas práticas de gestão. O magistrado explicou que o processo de gestão para os Tribunais deve se basear em três etapas. O planejamento, a definição de objetivos e do foco; a organização, escolher estratégias para o cumprimento das metas e por último é necessário controlar, averiguar constantemente se a estratégia está sendo seguida e se os resultados alcançados são aqueles previstos. “Não há gestão sem controle. É necessário descentralizar a administração, distribuir tarefas, do presidente do Tribunal de Justiça ao juiz de primeiro grau”, ressaltou Cavalieri.


Ao concluir sua fala, o magistrado lembrou mais uma vez que o Judiciário precisa se modernizar. “Mudança é a palavra chave. À medida que uma organização envelhece, ela se torna descuidada, para de pensar e questionar, se lembra das respostas, mas se esquece das perguntas”. Cavalieri afirmou que a gestão é capaz de transformar objetivos em resultados, a partir do empenho e da participação de todos que compõem o Poder Judiciário.