A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) prestou hoje (16) uma homenagem ao desembargador Aluízio Ataídes de Sousa, que se aposentará amanhã (17), ao completar 70 anos de idade. Querido pelos colegas e servidores, Aluízio Ataídes despediu-se do TJ lembrando que a vida “passa num minuto” e relembrando a jornada profissional até alcançar o cargo de desembargador. “Posso dizer que atingi todos os meus objetivos com amor e dedicação. Tenho uma família exemplar que sempre me apoiou e tenho consciência de que nada cai do céu a não ser as bençãos de Deus. Por isso fui à luta e aqui estou”, emocionou-se. Para Aluízio, que presidiu a 2ª Câmara por muito tempo, o maior reconhecimento do seu trabalho é o fato de a câmara ter sido apontada por vários magistrados e servidores como uma das mais ágeis e eficientes do TJ. “Aqui se faz justiça e posso ousar afirmando que essa câmara é uma das melhores do Brasil. Se o réu tem direito a um benefício, isso é corrigido até de ofício”, ressaltou.
Para o desembargador Ney Teles de Paula, o vínculo de amizade estabelecido com o colega ao longo dos anos é uma prova da sua estima e consideração. “Me lembro com carinho das coisas pitorescas e hilárias que vivenciamos juntos nessa jornada. Quando esteve à frente da Diretoria do Foro acalentou o carinho de todos os que o cercavam, além de desenvolver um trabalho impecável. O tempo voa, mas deixo aqui minha homenagem carinhosa ao amigo raro e profissional exemplar”, enalteceu. O procurador de Justiça, Pedro Alexandre, também lembrou o quanto Aluízio é estimado no Ministério Público de Goiás pela sua postura tranquila e pelas decisões sempre ponderadas. “O MP também vem render sua homenagem a um magistrado tão excepcional. Aluízio nunca deixou de dar uma palavra de carinho ou de alento aos advogados que ocupam a tribuna. Mesmo que eles não tenham feito uma boa sustentação oral ou não obtenham os resultados esperados, sempre saíram daqui reconfortados”, elogiou.
Ao final, o desembargador foi agraciado pelos colegas com uma placa de homenagem pelos serviços prestados ao Judiciário goiano. A homenagem foi coordenada pelo desembargador Benedito do Prado. “É a primeira vez que um membro do TJ se aposenta em sessão solene. Só posso dizer que tenho a honra de presidi-la”, elogiou. Consta na placa, assinada pelos desembargadores Benedito do Prado, Nelma Branco Ferreira Perilo e Ney Teles de Paula, além dos juízes Carlos Alberto França e José Ricardo Machado, em substituição no Tribunal, e de Luzia Vilela Ribeiro e Kielce Dias Maciel, os seguintes dizeres: ”Perlustrar os caminhos da judicatura é rememorar histórias de lutas e de vidas, de encontros e desencontros, do Direito e da Justiça, enfim…é o doce amargor da saudade que vai se descortinando até a plenitude do dever cumprido…Aposentou-se o magistrado, deixando um valoroso livro escrito nas mentes e corações de seus colegas, funcionários ou jurisdicionalizados, onde cada um de seus capítulos restam consignadas a sapiência, a coerência e a austera cordialidade, que são as marcas pessoais da Vossa Excelência”.
Além dos desembargadores, que integram a Câmara, participaram da sessão o juiz Carlos Elias da Silva, diretor do Foro de Goiânia, e vários servidores. O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que estava em atuação na 3ª Câmara Cível, substituirá Aluízio Ataídes na 2ª Câmara Criminal, conforme permuta definida na sessão da Corte Especial do TJ de 25 de março.