Com o título Antônio Theodoro da Silva Neiva – Um escorço biográfico, o desembargador Itaney Francisco Campos lançará, em fevereiro próximo, uma biografia autorizada sobre um dos maiores antropólogos do Estado de Goiás. Antônio Neiva foi professor da Universidade Federal e juiz, “um dos magistrados mais cultos de Goiás”, segundo o autor da biografia.
Na obra, Itaney discorre sobre a vida do professor, descrito como “discreto e avesso à notoriedade”, que “cultivou densa cultura nos campos das ciências sociais e jurídicas”. O livro foi projetado por Ana Laura Campos entre julho e setembro de 2010 em Hamburgo, Alemanha, sob a orientação do professor Wigger Bierma, da Escola Superior de Belas Artes de Hamburgo.
Sobre o autor
Itaney Francisco Campos é natural de Uruaçu (GO), filho de Cristovam Francisco de Ávila e Selenita Campos de Ávila. Realizou os estudos fundamentais em sua cidade natal, o ensino médio nos Seminários Santa Cruz, em Goiânia, e Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF). Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás. Pós-graduou-se como especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Agrário. Ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás em 2008.
Publicou os livros Notícias Históricas de Campinas e Inventário do Abstrato; participou das coletâneas de poesia Verbo Interior e Thêmis Translúcida. Atualmente integra a 1ª Câmara Criminal do TJGO, exercendo a presidência da Seção Criminal do mesmo Tribunal. Itaney é ainda membro da Academia Goiana de Direito (Acad) e da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego).