Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Desembargador Homero Sabino representa a ASMEGO em visita de Arnaldo Niskier, imortal da ABL


O desembargador Homero Sabino de Freitas, fundador da ASMEGO, representou o presidente Wilton Müller Salomão, em visita de cortesia do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier, ao TJGO e à Sala de Apoio da associação. Na ocasião, o intelectual foi presenteado com uma estatueta de autoria do escultor Carlos Fernandes. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 02, data em que Niskier, carioca, recebeu o título de cidadão goiano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).




Desembargador Homero Sabino (direita) cumprimenta imortal da ABL Arnaldo Niskier

“É uma honra receber Arnaldo Niskier, que além de escritor e professor, é um humanista que honra a cultura brasileira”, afirmou o desembargador Homero Sabino, que também presenteou o homenageado com um exemplar da revista O Magistrado, da ASMEGO, e com o livro “Notas de um leitor de província”, de autoria do seu irmão, Oscar Sabino Júnior.


Niskier, que teve contato com o Estado de Goiás através do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, teve, neste encontro, sua primeira atividade como cidadão goiano. “Eu venero a Justiça. Então como novo cidadão goiano, a primeira visita ser ao Tribunal de Justiça tem uma simbologia muito grande”, afirmou.


A cerimônia também contou com atuação da Comissão de Cultura do TJGO, presidida pelo desembargador Itaney Francisco Campos, que também é presidente do Conselho Deliberativo da ASMEGO. Para o magistrado, o Poder Judiciário e Goiás se sentem honrados em receber a visita


De acordo com o desembargador, Itaney Francisco Campos, o Poder Judiciário e o Estado de Goiás se sentem honrados em receber a visita de um intelectual como Arnaldo Niskier, "que tanto enriqueceu as letras nacionais" e que sempre tem dado “atenção especial à intelectualidade de Goiás”. Também participaram do encontro os desembargadores  Itamar de Lima, ouvidor do TJGO, que representou o presidente do órgão; e  Olavo Junqueira de Andrade. Também participou o presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) - seção Goiás, Edival Lourenço e o assessor cultural da Presidência do TJGO, Gabriel Nascente.


Sobre o imortal da Academia Brasileira de Letras


Arnaldo Niskier é escritor, já presidiu a ABL e foi secretário de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, entre outros cargos. Também representou o Brasil no 3º Programa Triangular de Bolsas na Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, e membro do grupo de trabalho encarregado da implantação da primeira Secretaria da Ciência e Tecnologia da América do Sul, em 1967.  Também j[a recebeu várias homenagens, tais como: Legião de Honra do Governo da França, em 1982; Medalha do Mérito Cultura da Magistratura, em 1998; Medalha de Ouro da Academia Nacional de Belas Artes de Portugal, em 1982.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência. Fotos: Luciana Lombardi