O desembargador Homero Sabino de Freitas, fundador da ASMEGO, representou o presidente Wilton Müller Salomão, em visita de cortesia do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier, ao TJGO e à Sala de Apoio da associação. Na ocasião, o intelectual foi presenteado com uma estatueta de autoria do escultor Carlos Fernandes. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 02, data em que Niskier, carioca, recebeu o título de cidadão goiano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

“É uma honra receber Arnaldo Niskier, que além de escritor e professor, é um humanista que honra a cultura brasileira”, afirmou o desembargador Homero Sabino, que também presenteou o homenageado com um exemplar da revista O Magistrado, da ASMEGO, e com o livro “Notas de um leitor de província”, de autoria do seu irmão, Oscar Sabino Júnior.
Niskier, que teve contato com o Estado de Goiás através do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, teve, neste encontro, sua primeira atividade como cidadão goiano. “Eu venero a Justiça. Então como novo cidadão goiano, a primeira visita ser ao Tribunal de Justiça tem uma simbologia muito grande”, afirmou.
A cerimônia também contou com atuação da Comissão de Cultura do TJGO, presidida pelo desembargador Itaney Francisco Campos, que também é presidente do Conselho Deliberativo da ASMEGO. Para o magistrado, o Poder Judiciário e Goiás se sentem honrados em receber a visita
De acordo com o desembargador, Itaney Francisco Campos, o Poder Judiciário e o Estado de Goiás se sentem honrados em receber a visita de um intelectual como Arnaldo Niskier, "que tanto enriqueceu as letras nacionais" e que sempre tem dado “atenção especial à intelectualidade de Goiás”. Também participaram do encontro os desembargadores Itamar de Lima, ouvidor do TJGO, que representou o presidente do órgão; e Olavo Junqueira de Andrade. Também participou o presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) - seção Goiás, Edival Lourenço e o assessor cultural da Presidência do TJGO, Gabriel Nascente.
Sobre o imortal da Academia Brasileira de Letras
Arnaldo Niskier é escritor, já presidiu a ABL e foi secretário de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, entre outros cargos. Também representou o Brasil no 3º Programa Triangular de Bolsas na Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, e membro do grupo de trabalho encarregado da implantação da primeira Secretaria da Ciência e Tecnologia da América do Sul, em 1967. Também j[a recebeu várias homenagens, tais como: Legião de Honra do Governo da França, em 1982; Medalha do Mérito Cultura da Magistratura, em 1998; Medalha de Ouro da Academia Nacional de Belas Artes de Portugal, em 1982.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência. Fotos: Luciana Lombardi