A Conferência Internacional da Fédération Internacional dês Femmes des Carrières Juridiques (FIFCJ) realizada mês passado, em Brasília, reuniu representantes de 20 estados brasileiros e de 17 países. O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi representado pelas desembargadoras, Avelirdes A. Pinheiro de Lemos (foto) e Amélia Netto Martins de Araújo.
O tema do evento foi, “Os Direitos Humanos das Mulheres”, com debates sobre as condições de trabalho, saúde e empoderamento das mulheres na vida política e sócio-econômica. Um dos indicadores em discussão foi relativo às relações de trabalho, nas quais, os salários das mulheres ainda possuem valores entre 70 e 90% dos salários de seus colegas.
Um dos destaques da Conferência foi a mesa redonda sobre o empoderamento da mulher no campo profissional, presidida pela Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon (foto). De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Maria José das Neves Duarte, uma das maiores conquistas dessa Conferência foi ver que a classe está unida em repensar a situação das mulheres. Ela afirma que foi incentivado o desenvolvimento de projetos para a melhoria de condições da categoria e o aumento do número de mulheres em cargos de maior importância na administração pública.