Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Desembargadores Carlos Alberto França e Luiz Cláudio Veiga Braga são inscritos em seleção para ministro do STJ

Desembargador Carlos Alberto França Desembargador Carlos Alberto França

Magistrados do TJGO poderão compor lista tríplice a ser enviada para escolha da presidente Dilma Rousseff


Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) Carlos Alberto França e Luiz Cláudio Veiga Braga estão inscritos junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), no processo que integrará um magistrado ao quadro de ministro daquela Corte. Concorrem à vaga, exclusivamente, desembargadores de tribunais de Justiça. O cargo foi aberto após aposentadoria do ministro Sidnei Beneti, em agosto de 2014.


Em data a ser divulgada, os ministros do STJ se reunirão, em sessão do Pleno, para selecionar os três nomes a serem indicados à presidente Dilma Rousseff. A partir dessa lista tríplice, a chefe do Poder Executivo escolherá o novo ministro da Corte. Aberto por 30 dias, o prazo para inscrição de desembargadores na seleção terminou no dia 6 de julho.


"É com muita humildade, que coloco o meu nome à disposição do STJ. Tenho consciência do longo caminho a ser percorrido até o final desse processo seletivo. Grandes nomes da magistratura, em todo o Brasil, estão concorrendo também. Estou na expectativa de poder representar bem a Justiça de Goiás e continuar atuando, na esfera nacional, com foco na celeridade e qualidade da prestação jurisdicional", comenta o desembargador Carlos França.




Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga

Para o desembargador Luiz Cláudio Veiga, o possível ingresso de um magistrado de Goiás no STJ deverá abrir fronteiras entre o Judiciário estadual e aquele tribunal superior. "Estou muito envaidecido pela oportunidade de oferecer meu nome para compor essa lista tríplice. Atuando pelo TJGO, estou tendo a oportunidade de adquirir uma visão mais ampla do julgamento colegiado. Espero poder dedicar esses atributos também ao STJ, oferecendo minha formação não só jurídica, mas religiosa, familiar e intelectual."


Trajetórias


Carlos Alberto França é mineiro de Campina Verde. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na turma de 1989, o magistrado ingressou no TJGO em 1990, através de concurso público. Desembargador há cinco anos, Carlos França atua também como diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG).


Luiz Cláudio Veiga Braga tem formação em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Membro do Ministério Público estadual (MP-GO) com ingresso em 1983, o jurista atuou como procurador de Justiça entre 1994 e 2009, quando foi empossado como desembargador do TJGO. Luiz Cláudio também trabalhou como promotor de Justiça.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO