Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Desembargadores José Paganucci Júnior e Nicomedes Domingos Borges foram homenageados na sessão solene desta segunda-feira, 17


Desembargadores homenageados


Presidente Gilmar Coelho prestigiou a cerimônia de entrega de títulos aos magistrados, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás


Por iniciativa do deputado Álvaro Guimarães (PR), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou na noite desta segunda-feira, 17, sessão solene de entrega de Título de Cidadão Goiano ao desembargador José Paganucci Júnior e entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira ao desembargador Nicomedes Domingos Borges. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) prestigiou a cerimônia compondo a mesa de autoridades.


Em seu discurso, o deputado Álvaro Guimarães destacou a trajetória profissional e a contribuição ao Estado de Goiás dos dois homenageados. O parlamentar foi o autor da propositura de homenagear as duas personalidades.


“Em cinco mandatos que me foi conferido, este é o primeiro Título que entrego, o que revela a importância da homenagem”, afirma o parlamentar a José Paganucci.


Álvaro Guimarães também expressa seu orgulho por homenagear Nicomedes Borges, que ocupou vários postos em sua trajetória como político, gestor público, advogado e, agora, desembargador.


“Esta não é apenas uma sessão de entrega de medalhas. Cada homenagem desta revela um pouco da história de nosso Estado. E vocês fazem parte dela. Ambos tem consolidado por onde passam, marcas de humildade e de dedicação ao trabalho. São homens comprometidos com o bem estar comum e com a construção de uma sociedade justa e igualitária”, assinalou.


O deputado destacou também a atuação dos dois desembargadores no Poder Judiciário. “Eles sempre foram pautados pela ética e pela moralidade, procurando praticar uma justiça caridosa em benefícios dos excluídos da sociedade”, completou.


Ao discursar em seu nome e em nome do outro homenageado da noite, desembargador Nicomedes Borges, o desembargador José Paganucci Júnior salientou que a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pelo Legislativo goiano, é um reconhecimento aos serviços prestados ao Estado, por isto deve ser motivo de muito orgulho para quem a recebe.


Quanto ao Título de Cidadão Goiano, Paganucci afirma que é uma espécie de retribuição “ao filho adotado por este Estado”. Emocionado, ele disse que “o sentimento é de orgulho, mas também de muita humildade".


"Fica o compromisso de ficar me dedicando ainda com mais afinco ao povo desta Estado, pois agora sou um ‘goiano de pé rachado’. Não nego minhas origens paulistas, mas agora me sinto honrado por ser um cidadão goiano”, afirmou.


Mesa da solenidade


Além de José Paganucci e Nicomedes Borges, a Mesa da solenidade foi composta pelos seguintes nomes: o procurador geral do Estado, Alexandre Eduardo Felipe Tocantins, representante do governador Marconi Perillo; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Hipólito Escher; o controlador geral do Município, Edilberto de Castro Dias, representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.


E ainda o promotor de Justiça Jales Guedes Coelho de Mendonça, representante do Ministério Público Estadual; o assessor parlamentar Renato Rassi, representante do senador Cyro Miranda, e o assessor parlamentar José Artur Cardoso, representante do senador Wilder Morais; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Goiás, Henrique Tibúrcio e o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Carlos Júnior.


Perfil dos desembargadores


Formado pela Faculdade de Direito Riopretense (Fadir), de São José do Rio Preto (SP), José Paganucci, de 56 anos, chegou ao Tribunal de Justiça goiano após 27 anos dedicados à magistratura. Antes de exercer a função judicante, José Paganucci advogou em Quirinópolis e região de 1977 a 1983.


Na sequência, depois de ingressar na magistratura, Paganucci foi juiz titular das comarcas de Cachoeira Alta, Niquelândia e Itumbiara, onde trabalha desde fevereiro de 1989. Como juiz substituto atuou em Paranaiguara, São Simão, Caçu, Quirinópolis, Bom Jesus, Goiatuba, Panamá e Buriti Alegre. Participou ainda de vários seminários e cursos na área penal, trabalhista e previdenciária.


Nicomedes Domingos Borges foi nomeado desembargador pela vaga do 5º Constitucional no dia 15 de abril de 2013, quando passou a integrar o quadro de associados da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Natural de Itumbiara, o magistrado tem 60 anos, sendo 15 deles dedicados à advocacia no Sul do Estado.


Fonte: Assembleia Legislativa de Goiás