O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, e o ex-presidente da Corte Estadual, desembargador Leobino Valente Chaves, foram homeageados com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal, concedida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio do Conselho Tutelar da Ordem do Mérito Judiciário. A cerimônia de entrega da medalha foi realizada na noite de quarta-feira (20), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
Os desembargadores goianos receberam a comenda no Grau Grão Colar, o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário. Leobino Valente Chaves recebeu a medalha na cerimônia de ontem. Já o desembargador Ney Teles, em razão de agenda de trabalho, deverá receber a homenagem em Brasília na próxima segunda-feira (25). O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juiz Gilmar Luiz Coelho, parabeniza os desembargadores pela honraria recebida e destaca que a homenagem a ambos é merecidíssima pela contribuição que têm dado ao Judiciário.
Ao todo, 150 personalidades foram homenageadas com aquela que é considerada a mais alta distinção honorífica do TJDFT. Entre os agraciados, estão senadores, deputados, presidentes e ministros de Tribunais superiores e estaduais, autoridades militares e eclesiásticas, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, jornalistas e servidores do TJDFT. Além desses, nove instituições públicas e privadas também foram homenageadas. Também foram homenageados a presidente e o vice-presidente da República, Dilma Roussef e Milchel Temer, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, que não puderam comparecer ao evento.
Os agraciados receberam as comendas nos diferentes graus: Grão Colar, o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente ao pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo. Também podem ser agraciados com a Insígnia da Ordem os Estabelecimentos de Ensino, as Instituições Jurídicas Civis e Militares, representados por suas bandeiras ou estandartes, nacionais ou estrangeiras, por ações que as credenciem a esse preito de reconhecimento e gratidão.
A Ordem do Mérito Judiciário foi instituída pelo Tribunal, em 13 de setembro de 1999, pela Resolução nº 10, para agraciar e homenagear pessoas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral. A solenidade de ontem foi a 8ª entrega de comendas realizada pelo TJDFT. Os agraciados são indicados pelos desembargadores do TJDFT, juízes, diretores dos Fóruns e o secretário-geral do TJDFT, e os nomes são aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.