Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Diretora-adjunta da ENM define detalhes dos cursos sobre Mediação e Conciliação

A Diretora-Adjunta da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Patrícia Cerqueira, reuniu-se, nesta terça-feira (15), com o coordenador-geral da Secretaria de Reforma do Judiciário, Eduardo Dias e o Juiz do TJBA e André Gomma, para definir as datas, o conteúdo pedagógico e os detalhes dos dois cursos sobre mediação e conciliação que serão oferecidos pela Escola Nacional da Magistratura (ENM) em parceria com a  Escola Nacional de Mediação em 2013.


 O primeiro, que será realizado de 27 a 31 de maio, será voltado à capacitação de Magistrados aposentados em técnicas de Mediação para atuar em mediações complexas. Todos os aposentados associados à AMB poderão participar.  As inscrições poderão ser feitas até o dia 07 de abril e serão disponibilizadas 24 vagas presenciais. O curso será certificado pela ENM e pela Escola Nacional de Mediação (Enam/MJ-CNJ).


O segundo curso será de Técnicas de Mediação para Magistrados e irá acontecer no período de 17 a 19 de junho. Além da ENM e AMB, o curso será certificado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).   Os associados à AMB que forem interessados podem se inscrever. Serão 30 vagas e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 05 de maio.


Para Patrícia Cerqueira, a importância da mediação diz respeito ao acesso à Justiça. A Diretora acredita que o Magistrado deve estar sensibilizado com o método alternativo de resolução de conflitos, mesmo que ele não seja necessariamente o mediador. “Existem demandas especificas que não são resolvidas com o tradicional. O Judiciário esta sendo desafiado a pacificar esses conflitos. A mediação é importante porque é uma forma de sincronizar a Magistratura com as demandas modernas do Poder Judiciário e com o conceito contemporâneo de acesso à Justiça”, disse a Magistrada.