Será encerrada nesta terça-feira (01/06) à noite, em Teresina (PI), a XXI edição do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). O evento, aberto no domingo pelo diretor da Escola Superior da Magistratura do Piauí (Esmepi), desembargador Edvaldo Pereira de Moura, debate o papel das escolas judiciais do país e sua atuação na iniciação, formação e aperfeiçoamento técnico e jurídico dos magistrados e servidores da Justiça estadual.
Os participantes estão discutindo novos projetos e as últimas resoluções da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados. Os diretores debatem ainda temas relativos ao direcionamento institucional e planejamento estratégico das escolas estaduais. As Escolas da Magistratura são instituições de ensino superior que treinam novos juízes e aperfeiçoam os que estão no exercício da função.
De acordo com o desembargador Edvaldo Moura, outro objetivo do encontro é colocar em pauta discussões que possam gerar melhorias no ensino e atualização de juízes. Ele destacou ainda a possibilidade de integração das escolas judiciais brasileiras, colocando em discussão o seu papel e sua atuação.