Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Diretores de Esportes definem calendário dos próximos campeonatos


A 1ª reunião  anual dos Diretores de Esportes da AMB desta gestão foi realizada nesta quinta-feira (30), em Brasília, com a participação de 39 magistrados.


A mesa foi composta pelo presidente João Ricardo Costa, pelo diretor-tesoureiro, Emanuel Bonfim, pelo representante da Amaerj (que será um dos organizadores dos VII Jogos Nacionais da Magistratura), Sandro Pitthan Espíndola, pelo diretor de Esportes da Associação, José Antonio Azambuja Flôres, e pelos diretores-adjuntos de Esporte, Álvaro Luiz Carvalho Moreira e José Aluísio Neves da Silva.


João Ricardo disse que o futebol é o esporte que mais congrega a comunidade, especialmente numa instituição como a nossa de dimensão nacional. "Estamos aqui como dirigentes associativos e é importante termos acesso à história dos jogos, a uma memória fotográfica porque percebemos que o tempo passa, mas a memória fica”, disse o presidente defendendo o trabalho que ficará a cargo do assessor da diretoria de Esportes da AMB, Raul Luiz Gutmann.


O grupo analisou os itens da pauta, que começou pela apresentação dos diretores, seguida da discussão da alteração das faixas etárias, o local e datas dos jogos regionais e nacionais, os VII Jogos Nacionais da Magistratura, a recuperação da estatística do futebol e as alterações para o novo regulamento dos Campeonatos de Futebol da AMB.


O diretor Flôres enfatizou que esta primeira reunião do departamento de Esporte, que já é de praxe no início do ano, estabelece o calendário para 2014 e os anos subsequentes. “Foram estabelecidas as datas dos torneios de futebol, os regionais e os nacionais, e também readequamos o regulamento do tênis para com essas competições que estavam paradas entre magistrados sejam retomadas. Também definimos que, para 2015, serão realizados os VII Jogos da Magistratura que é a nossa miniolimpíada que reúne magistrados e familiares, que é uma confraternização com a família. Só não foi definido ainda o local e a data”.


E completou: “Também fizemos algumas alterações no regulamento do futebol. Esperamos que, a partir de agora, tudo isso seja divulgado para os colegas do Brasil, e que no mês de abril tenham início os primeiros jogos regionais, começando na região Sul, no Paraná, terminando em dezembro com o campeonato livre, no Mato Grosso do Sul. Agora vamos tocar o trabalho”, convocou.


Para o diretor-adjunto Álvaro Carvalho Moreira essa primeira reunião dos diretores de Esportes foi conduzida com muita tranquilidade. “Fizemos algumas alterações no regulamento mas nada de profundo. A reunião serviu muito mais para definir as datas e os calendários dos jogos tanto do tênis quanto do futebol”.


Para Sandro Pitthan Espíndola, representante da Amaerj, na reunião ficou estabelecido que os Jogos Nacionais da Magistratura vão acontecer no primeiro semestre de 2015. “Está sendo estudada a possibilidade de ser sediado em Natal, Rio Grande do Norte, como primeira opção. Caso não se concretize, vamos tentar viabilizar que seja realizado em Santa Catarina”.


Garantia da manutenção da memória do esporte


A chegada de Raul Luiz Gutmann à reunião foi providencial porque ele explicou a importância do trabalho que vai desenvolver como assessor.


“Com o falecimento do querido Márcio Mendes, ficamos nos últimos três anos sem os dados dos jogos. Iniciamos os campeonatos dos magistrados em 1987, junto com Gilberto Ferreira e, desde então, temos todos os dados catalogados: jogos, placares, classificação e artilheiros. Mas após seu falecimento não sabemos se esses dados foram coletados. Várias vezes diretores  tentaram organizar essa parte, mas não  temos conhecimento de que isso tenha sido feito”, disse Raul, que sugeriu ao novo diretor de Esportes, José Antonio Flôres, que fosse mantida uma memória dos campeonatos a fim de que as próximas gerações conheçam o trabalho de seus antecessores.


“Já que tenho a cópia dos dados anteriores, vim aqui para entregar esses documentos a fim de que possamos completar agora os do período de 2011 -2013, com o objetivo  de guardar  a memória completa de todos os campeonatos dos magistrados”, explicou.


Raul participou da reunião a convite do presidente João Ricardo, que solicitou a entrega  dos documentos. "Hoje tomei conhecimento de que serei assessor do diretor de Esportes. Disse ao José Flôres que estou à disposição para  auxiliá-lo naquilo que for preciso”, garantiu.