Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Diretoria Cultural convida para conferência com Roberto DaMatta


A Diretoria Cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) convida a todos os associados para participarem da conferência Carnavais, malandros e heróis, palpites sobre o Brasil, com o antropólogo Roberto DaMatta. O evento será realizado nesta quarta-feira (17), com início às 19h30,  no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A entrada é franca e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 62 3201-4900.


Conhecido pelo estudo do “jeitinho brasileiro”, DaMatta falará sobre as novas tendências do País. Entre os questionamentos: para onde caminhamos? Modernização ou desenvolvimento? Nosso jeitinho é uma forma de corrupção? O debate gira em torno dos costumes e da forma de burlar a lei encontrada pelos brasileiros. O sociólogo revela o Brasil, os brasileiros e sua cultura através de suas festas populares, manifestações religiosas, literatura e arte, desfiles carnavalescos e paradas militares, leis e regras (quando respeitadas e quando desobedecidas), costumes e esportes.


Para ele, nosso país é tão diversificado como diversificados são os rituais, conjunto de práticas consagradas pelo uso ou pelas normas, a que os brasileiros se entregam. Todos esses temas são abordados em sua relação com duas espécies de sujeito, o indivíduo e a pessoa, e situados em dois tipos de espaço social, a casa e a rua.


Biografia


Graduadado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962), DaMatta possui curso de especialização em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960); mestrado (Master in Arts) e doutorado (PhD) em 1969 e 1971, respectivamente, pela Universidade Harvard. Foi Chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976). É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.