O diretor cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO),desembargador Itaney Francisco Campos, convida os associados e o público em geral para prestigiarem concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás nesta sexta-feira (22) em Catalão. Ontem, a orquestra apresentou-se em Anápolis. Os concertos encerram a Primeira Turnê Estadual de 2013. A entrada é franca.
Antes dos dois concertos finais, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresentou a Primeira Turnê Estadual de 2013 nas cidades de Itumbiara, Luziânia, cidade de Goiás, Quirinópolis e Pirenópolis. O repertório escolhido é bastante atraente e diversificado, incluindo obras consagradas, como a valsa “Danúbio Azul”, de Strauss, e, também, trilhas de grandes sucessos do cinema. O objetivo desta programação pelo interior do Estado é possibilitar que novos públicos tenham contato direto com a música de concerto.
Em Catalão, o Centro Cultural Labibe Faiad receberá a orquestra, que tem a regência de Eliseu Ferreira. O centro está situado à Rua Dona Josefina, no Setor Nossa Senhora de Fátima. Já em Anápolis, o concerto ocorreu na Paróquia São Francisco de Assis.
O regente
Nascido em Anápolis (GO), Eliseu é graduado em Educação Artística e Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui o mestrado em Regência Orquestral pela mesma instituição. Ele estudou clarineta com os professores Fernando Henrique Machado (EMB), Luiz Gonzaga Carneiro (UNB), José Nogueira Júnior (UFG) e José Alessandro (UFG). Foi aluno de canto dos professores Zuinglio Faustini e Angelo Dias em Goiânia. Estudou regência coral e orquestral com o Maestro Emílio de César por vários anos em Brasília.
Além disso, participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles Dante Anzolini, Roberto Duarte, Roberto Minczuk, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tomás Koutnik, Neil Thomson, Frank Shipway e Kurt Masur.
A orquestra
A Orquestra Filarmônica de Goiás foi recriada no final de 2011, ano em que realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos em Goiânia. Mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional se apresentaram com a orquestra na temporada 2012.
Na programação da temporada 2013, foram previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia, com séries de concertos no Teatro Goiânia, no Teatro Sesi e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais.