A nova Diretoria Cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) planeja uma série de ações a serem desenvolvidas, já a partir desse mês, com o objetivo de ampliar o acesso dos associados às mais diversas manifestações culturais no Estado. O presidente da entidade, Gilmar Luiz Coelho, recebeu essa semana, das mãos do desembargador Itaney Francisco Campos e do juiz em substituição no segundo grau Wilson Safatle Faiad (foto), diretor e diretor-adjunto da Diretoria Cultural da ASMEGO, respectivamente, propostas a serem colocadas em prática pela associação.
De acordo com o desembargador Itaney, a Diretoria Cultural pretende realizar, na sede social da ASMEGO, nos meses de fevereiro e março, uma exposição de artes plásticas que visa a valorização da arte feita em Goiás, “de alta qualidade, diga-se de passagem”, frisa o diretor, “para que os artistas sejam conhecidos dos magistrados goianos, de forma a estabelecer um intercâmbio entre a magistratura e a classe artística goiana”, destaca o desembargador.
Um dos grandes projetos da Diretoria Cultural é a criação de uma biblioteca de autores goianos, com ênfase especial na produção dos próprios magistrados. Pretende-se que este projeto, destaca o desembargador, seja realizado em parceria com entidades e órgãos, como a União Brasileira de Escritores; Associação Goiana de Letras; Associação Goiana Feminina de Letras; Secretarias de Cultura do Estado e do Município de Goiânia, editoras locais, entre outros.
Ainda como forma de valorizar a produção literária, a Diretoria Cultural da ASMEGO planeja a publicação, esse ano, de uma coletânea de poesias, contos, crônicas e artigos não jurídicos de autoria de magistrados goianos associados (veja matéria no site detalhando este projeto). Faz parte também do planejamento da diretoria a publicação de um livro de artigos de natureza jurídica que contemple temas atuais, acentuam os diretores da ASMEGO. Um concurso de monografias com temas de interesse da magistratura está, da mesma forma, entre as ações propostas.
O projeto da Diretoria Cultural contempla também um programa de apresentações musicais de caráter popular e erudito, o que deve ocorrer bimestralmente. “O objetivo é privilegiar a música popular brasileira e a música erudita produzidas em Goiás”, destaca o desembargador Itaney. No quadro de eventos, segundo o diretor, está previsto ainda a vinda a Goiás de palestrantes de reconhecida cultura e influência doutrinária em âmbito nacional.
“Queremos envolver os magistrados concitando-os a participar, a sugerir, a criticar, a se fazerem presentes nos eventos”, reforça o diretor cultural da ASMEGO, desembargador Itaney Campos. “Acredito que o conhecimento e a interação com a arte contribuirão para intensificar a sensibilidade do magistrado, fazendo-o ainda mais humanista, compreensivo, dialogável com os diversos segmentos da sociedade que constituem a clientela da Justiça”, acentua.