A Diretoria Cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) informa que a Orquestra Filarmônica de Goiás receberá, nesta terça e quarta-feira (25) , o violinista austríaco Benjamin Shmid. Ele participará, como artista convidado, de duas apresentações, em Goiânia, sob a regência de Alessandro Borgomero. Todos os associados à entidade estão convidados.
No primeiro dia, a apresentação será no Teatro Sesi, localizado na Avenida João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva, Região Norte de Goiânia. Já no dia 25, o público poderá assistir à orquestra no Teatro Goiânia, no Centro da capital, com programação repleta de obras de Mozart, Brahms e José Maurício Nunes Garcia.
A apresentação marca para está terça-feira (24) integra a série Concertos Teatro SESI, que é realizada nas noites de terças-feiras, às 20h30, e apresenta uma programação atraente, para um público assíduo e diversificado. Os concertos contam com a participação de maestros e solistas renomados, com vasta experiência profissional na música de concerto.
Considerado o espaço cultural mais tradicional da capital, o Teatro Goiânia será palco da apresentação do segundo dia, que se realiza sempre às quartas e quintas-feiras, também a partir das 20h30.
O solista
Benjamin Schmid ganhou, em 1992, o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Violino Carl Flesch, em Londres, onde recebeu, ainda, os prêmios pela melhor interpretação de obras de Mozart e Beethoven e pelo reconhecimento do público. Desde então, ele é solista nas principais orquestras do mundo, como a de Viena, Londres, São Petersburgo e Amsterdan.
Benjamin Schmid é um dos violinistas mais versáteis de sua geração. Ele gravou mais de 40 CDs e toca em um violino de Antonio Stradivari, feito em 1731, além de realizar, em média, 80 concertos por ano no mundo. É professor de violino na Universidade Mozarteum, de Salzburg, e na Escola Superior de Música de Berna, na Suíça. Recebeu, em 2006, o Prêmio Internacional para a Arte e Cultura da cidade de Salzburgo.
O regente
Professor de violino da Universidade Federal de Goiás (UFG), Alessandro Borgomanero nasceu em Roma e se formou com o título de mestre, em 1992, pela Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.
Borgomero participou de concertos em diversos festivais de música, como o de Verão de Salzburg, de Edimburgo, de Viena, de Tóquio e de Berlim. Ele vive em Goiânia desde 1999.