“Esta é uma luta histórica da magistratura. Por isso viemos aqui hipotecar nosso apoio nesta mobilização pelas Diretas Já no Poder Judiciário”, ressaltou o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, em discurso durante ato promovido nesta segunda-feira (29) pela Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj). O presidente viajou ao Rio de Janeiro acompanhado do diretor para Assuntos Institucionais e Legislativos da ASMEGO, juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, e o juiz de Direito Wilson da Silva Dias.
Na ocasião, foi apresentada pela diretoria da Amaerj um abaixo-assinado com o intuito de implantar a eleição direta por simples mudança no Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Isso seria possível por meio de uma interpretação mais elástica do artigo 102 da Lei Orgânica da Magistratura (Lomam). A mobilização, no Rio, ocorreu no auditório Renato Lemos Maneschy, na sede da associação.
O evento contou com a presença de representantes de dez associações de magistrados brasileiras. “Goiás também fará, brevemente, o lançamento de sua campanha em defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 187/2012, conhecida como PEC das Diretas Já no Judiciário, no Congresso Nacional”, frisou o presidente Gilmar Coelho. “O que se busca é que os magistrados da base do Judiciário possam votar nos dirigentes das Cortes”, disse.