Definição do Plano Estratégico do Poder Judiciário 2009/2011, instalação de 12 varas e duas comarcas, recuperação de crédito com o Estado no valor de R$ 36 milhões e antecipação em um ano do 2º Encontro de Diretores de Foro de Goiás. Essas são algumas das atividades estratégicas desenvolvidas nos primeiros cem dias da administração do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, apresentadas nesta manhã (12) pelo diretor-geral do Tribunal, Stenius Lacerda Bastos. Ao apresentar os dados durante reunião com Paulo Teles, que agradeceu o apoio de todos os diretores de área, e com a equipe de trabalho designada pela presidência do TJ, Stenius lembrou que o bom resultado alcançado nos primeiros meses da atual gestão, é fruto de um trabalho conjunto e da filosofia adotada por Paulo Teles de aproximar o Judiciário do cidadão. “Todas as ações do presidente do TJ são de uma transparência jamais vista pelo Judiciário goiano. Sua preocupação principal é melhorar de forma efetiva a prestação jurisdicional privilegiando um atendimento digno a todos”, ressaltou.
Entre os pontos destacados por Stenius estão também o preenchimento de 97% dos cargos vagos do Judiciário no Estado até o fim da atual gestão, a renovação de metade da frota de veículos automotores do TJ, a contratação, por licitação, de 225 pessoas para manutenção, limpeza e conservação dos fóruns, o investimento de R$ 4 milhões em cursos de capacitação para servidores e o aumento de estagiários que passarão de 730 para 1050 - também por licitação. Contudo, explicou que a partir do próximo ano os estagiários serão submetidos a concurso público. “A seleção desse pessoal será feita por concurso e de forma muito transparente. O grande problema de pessoal enfrentado atualmente pelos juízes goianos também será solucionado pelo preenchimento desse grande contingente de vagas no Estado ”, frisou.
Segundo o desembargador Antônio Nery da Silva, coordenador de obras do TJ e que participou da reunião, a administração de Paulo Teles vem surpreendendo a todos de maneira positiva. Ao comentar que nenhum outro tribunal do País possui um plano tão arrojado, Nery enfatizou a priorização da construção dos fóruns do Entorno do Distrito Federal (Cidade Ocidental, cuja licitação ocorrerá em 8 de junho, Águas Lindas de Goiás, Novo Gama, Cristalina e Valparaíso de Goiás). “O entorno é nossa prioridade, pois as condições de trabalho na região são precárias. Tivemos todo o apoio da presidência e essa administração vai marcar época, pois o progresso já está sendo sentido a cada dia”, observou. Já o juiz auxiliar da Presidência, Enyon Artur Fleury de Lemos, que também esteve presente à reunião, falou sobre a experiência de 16 anos na magistratura e afirmou que a motivação dos colegas com a administração de Paulo Teles é diferente. “Conheço de perto as angústias enfrentadas pelos juízes, principalmente no interior. Por essa razão afirmo que essa administração é exemplar”, enalteceu.