Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Do gabinete ao pódio, juízes de Goiás provam habilidade em competições esportivas

Juiz Inácio Pereira exibe troféus conquistados em campeonatos Juiz Inácio Pereira exibe troféus conquistados em campeonatos

Quadro de títulos da magistratura estadual inclui torneio de tênis organizado pela AMB


Um time de juízes esportistas, filiados à Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), tem levado a classe a patamares cada vez mais altos nos pódios do Brasil.


E a depender do juiz Inácio Pereira de Siqueira, da 2ª Vara Criminal da comarca de Jataí, o quadro de medalhas dos magistrados de Goiás só tende a aumentar.


A última conquista veio do Campeonato Brasileiro de Silhuetas Metálicas, disputado em outubro do ano passado, na Cidade de Goiás. Inácio garantiu o primeiro lugar no tiro esportivo, modalidade Small Bore, e a sétima colocação na categoria Field Carbine.


Inácio Pereira, que pratica a modalidade esportiva há 13 anos, conta que ingressou na atividade por influência de policiais amigos e familiares.


Desde então, os treinos de tiro esportivo são rotina no dia a dia do juiz. O resultado dos exercícios, que ocorrem semanalmente, podem ser vistos na sala de troféus do magistrado.


Os feitos de Inácio Pereira incluem um terceiro lugar em campeonato estadual da modalidade e a 14º posição no Campeonato Sulamericano de Tiro Esportivo, realizado em 2008.


Por esta mesma competição, Inácio Pereira conquistou, em 2009, o quarto lugar no torneio. “A prática esportiva, para mim, é fator de alívio do stress. O esporte auxilia na concentração e pode ser aplicado até mesmo na defesa pessoal”, diz o magistrado.


Artes marciais


Juiz do 2º Juizado Especial Cível da comarca de Aparecida de Goiânia, Marcelo Pereira de Amorim encontrou no muay thai um álibi à sobrecarga emocional própria do ofício da magistratura.


Marcelo Amorim pratica a arte marcial há dois anos. São três treinos semanais. A relação com o esporte, revela, começou na adolescência, com o karatê e o judô, modalidade pela qual detém título de hexa campeão goiano.


O juiz ressalta os reflexos positivos da prática esportiva em seu cotidiano. “Eu valorizo muito o esporte, porque é um meio de aliviarmos as tensões que nos atingem no dia a dia.”


Sucesso nas quadras


Oscar de Oliveira Sá Neto, que atua como juiz na 7ª Vara Criminal da comarca de Goiânia, tem uma extensa lista de conquistas no tênis, esporte que pratica há 23 anos.


A inspiração para o sucesso nas quadras, destaca, vem de ninguém menos que os campeões mundiais Roger Federer, da Suíça, e o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga.


Com quatro treinos semanais, Oscar Neto se prepara para torneios disputados dentro e fora do Estado. Entre eles, o Campeonato Regional Sudeste/Centro-Oeste organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelo qual Oscar Neto possui título de campeão.


O magistrado pondera que a prática esportiva contribui, inclusive, para evitar desvios de conduta. “O esporte proporciona interação com outras pessoas e traz reflexos positivos à saúde. É um modo de socialização muito interessante, pois colabora para afastar as pessoas dos meios perniciosos, das práticas ilícitas”, conclui.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO