Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

“É um compromisso nosso manter a autonomia financeira do Poder Judiciário”, afirmou Vanderlan Cardoso em reunião com juízes

candidato vanderlan cardoso sabatina asmego28 Vanderlan Cardoso (PSB) durante audiência na ASMEGO

O candidato respondeu a perguntas dos juízes que compareceram às reuniões propostas pela ASMEGO


O pessebista Vanderlan Cardoso (PSB) foi o segundo candidato ao governo do Estado de Goiás a responder às perguntas dos magistrados goianos que compareceram às audiências promovidas pela associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) com os governadoriáveis mais bem colocados nas pesquisas de opinião oficiais. Na próxima semana, a ASMEGO recebe em sua sede, para mais duas audiências, os candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Antônio Gomide (PT).

Vanderlan Cardoso apresentou aos magistrados as ações desenvolvidas em Senador Canedo durante suas gestões nas áreas de infraestrutura, saúde, habitação, transporte, educação, segurança, entre outras, destacando que ele pretende, eleito governador, levar as iniciativas ali desenvolvidas para todo o Estado de Goiás. “O município de Senador Canedo foi uma boa escola”, frisou. “Quero governar o Estado de Goiás com planejamento”, disse.

O candidato afirmou que quer ser um parceiro do Judiciário. Afirmou que quer ouvir as necessidades dos magistrados, em sua atuação, para que possa construir melhorias para a Justiça goiana. E reforçou o compromisso de não requisitar, se eleito governador, recursos do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp). “Nossa proposta é manter a autonomia financeira do Poder Judiciário, para que ele possa garantir sua modernização e seus investimentos”, acentuou.

Os magistrados questionaram o candidato em relação à sua atuação, se eleito, em relação às falhas históricas relacionadas à falta de uma defensoria pública efetivamente em funcionamento no Estado, contrariando a Constituição Federal; sobre o apoio que o Judiciário terá em relação às matérias de seu interesse encaminhadas à Assembleia Legislativa; e sobre suas propostas frente ao déficit de vagas do sistema prisional.

Entre os magistrados que compareceram à audiência, o vice-presidente da ASMEGO, desembargador Homero Sabino; diretores Levine Artiaga, Murilo Vieira; Aline Tomás; e Stefane Fiúza; juiz Clauber Costa Abreu; juiz Adegmar Ferreira; o presidente do Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, juiz Jeronymo; além de vários outros magistrados da ativa e aposentados.

O presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, avalia que a entidade cumpre o seu papel à medida em que proporciona um debate aberto e transparente com os candidatos ao governo do Estado de Goiás, que tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas para o Judiciário. “Como entidade representativa dos magistrados goianos, a ASMEGO realiza essas audiências com o claro objetivo de garantir que os juízes possam fazer uma escolha consciente nas urnas”, ressalta o magistrado.

Confira, abaixo, fotos das duas audiências realizadas hoje.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação. Fotos: Luciana Lombardi