"A sociedade precisa apoiar a oportuna iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, que organizou a campanha a favor de adoção consciente e responsável, denominada Mude um Destino. Trata-se de uma questão de excepcional relevância social e humanitária. A adoção consciente pode dar o seguro rumo à vida de crianças adotadas, proporcionando a elas a chance de um convívio familiar e de realização pessoal.
Estima-se que atualmente existam, em todo o País, mais de 80 mil crianças sem família. Por melhor que sejam tratadas, em instituições como creches e abrigos, nada substitui o ambiente de uma família para suporte de integração social e preparação para a cidadania.
A responsabilidade da adoção pode ser considerada tão séria ou mais séria ainda do que a procriação de filhos pelos pais biológicos. Os casais que adotam assumem filhos que já passaram por um revés na vida, às vezes cruel, como é o caso de abandono.
Uma sociedade não pode ser feliz se não cuidar bem de suas crianças e seus adolescentes, assim como de seus idosos. As crianças sem família precisam encontrar o cuidado especial que as torne aptas para a integração na sociedade, assim como para o desfrute dos direitos da cidadania, que, por sua vez, exige a contrapartida das obrigações cívicas. A sociedade está torcendo para que a campanha Mude um Destino seja bem-sucedida e contribua para o alcance dessa grande meta social."