Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Eleições AMB: cerca de 2,1 mil associados votaram pela internet

Na primeira eleição realizada pela internet, a AMB registrou o voto de mais de 2,1 mil associados por essa modalidade. A votação por meio do sistema eletrônico desenvolvido e gerenciado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) aconteceu das 8h da última terça-feira (23) até as 20h da quinta-feira (25), segundo o horário de Brasília. O pleito elegerá os novos Conselhos Executivo e Fiscal da Associação para o triênio 2011/2013.


Para alguns magistrados que escolheram essa modalidade de voto (há ainda o voto por sobrecarta ou diretamente nas associações), a comodidade foi uma das principais vantagens. Segundo o presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), Paulo Roberto Ferreira Vieira, que votou pela internet de um computador da sede da AMB, “o procedimento foi muito simples e seguro”, declarou.


Membro da comissão eleitoral da AMB, Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, votou na manhã do primeiro dia (23) e afirmou que o sistema era fácil e rápido. “Bastou acessar a página da AMB, digitar CPF e senha (fornecida por e-mail) e escolher uma das chapas. Testei a segurança do sistema, tentando votar novamente, e fui impedido, o que me deixou bastante satisfeito, pois a blindagem funcionou perfeitamente”, assegurou.


Números


Os magistrados do estado de São Paulo foram os que mais votaram pela internet: 277 associados paulistas participaram do pleito por meio do sistema eletrônico. No segundo lugar do ranking está o estado do Rio Grande do Sul com 241 votantes.


Confira aqui o relatório final com o nome de todos os magistrados que votaram pela internet. O arquivo também está disponível para consulta no link “Eleições AMB”, localizado na lateral superior esquerda do site da entidade.


Voto nas associações


Depois do encerramento da votação online, começou esta manhã (26) o dia de votação nas associações estaduais. Quem não pôde votar pelo sistema eletrônico ainda poderá fazê-lo pessoalmente, por meio de cédula de papel que deverá ser depositada em urna de lona. Atenção! A votação se encerra às 19h (horário de Brasília). No momento em que o eleitor se identificar, a mesa de votação verificará se ele já votou por sobrecarta ou pela internet. O objetivo é garantir a lisura e a transparência do pleito, impedindo quem utilizou essas modalidades de votar novamente, desta vez pessoalmente.


Apuração


A apuração nos estados e na sede da AMB está prevista para começar a partir das 19h (horário de Brasília) e a expectativa é de que o resultado oficial seja divulgado até meia noite. Uma comissão eleitoral local será responsável por apurar os votos da urna de lona da associação estadual e os das sobrecartas enviadas por correio e que chegarem às 19h (horário de Brasília). Após este horário, as correspondências não serão mais contabilizadas.


Os membros da comissão eleitoral geral da AMB estão presentes na sede da entidade, em Brasília, para acompanhar todo processo e esclarecer dúvidas. Não deixe de participar! As Eleições da AMB são importantes para decidir o futuro institucional da magistratura brasileira.