A comissão eleitoral designada pela AMB para coordenar as eleições, que escolherá os novos integrantes do Conselho Executivo e Fiscal para o triênio 2011/2013, se reuniu mais uma vez na tarde desta quarta-feira (17), na sede da entidade, em Brasília. O objetivo do encontro era esclarecer as regras para o pleito que se aproxima e também verificar os procedimentos da votação pela internet. Na ocasião, também foi assinada e aprovada a ata da reunião anterior.
“Este último encontro é importante para a verificação de todos os procedimentos que deverão ser seguidos nas eleições da Associação. O que posso dizer que está tudo preparado para essas eleições”, disse o presidente da Comissão, desembargador Roberval Casemiro Belinati.
Durante o encontro foi informado que o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) vai encaminhar nesta quinta-feira (18) a senha e o login, por e-mail, para todos os associados da entidade. Em caso de perda ou esquecimento desta senha, o magistrado deverá acessar o sistema de votação e solicitar a recuperação da senha, que será encaminhada automaticamente para o e-mail cadastrado no banco de dados da AMB.
Além disso, a comissão eleitoral recomendou à gerência de informática da Associação que não emita qualquer tipo de relatório em que o voto dos associados possa ser identificado. Entretanto, ficou autorizada a emissão de relatórios diários nos dias 23, 24 e 25, a partir das 18h, com o número de votantes da internet. O relatório final será encaminhado às associações no dia 25 de novembro, após o encerramento da votação pela internet.
A comissão eleitoral é formada pelos desembargadores Roberval Casemiro Belinati e Paulo Henrique Martins Moritz e pelos juízes Evandro Neiva de Amorim, Euclydes Calil Filho e Fernando Tourinho de Omena Souza.
Sobre as eleições
A comissão eleitoral local será responsável por receber e apurar os votos por sobrecarta, mas só poderá aceitar as cédulas que chegarem até as 19h (horário de Brasília) do dia 26 de novembro. Após este horário, as correspondências não serão mais contabilizadas. Os associados que preferirem votar pela internet, somente poderão fazê-lo entre às 8h do dia 23 e às 20h do dia 25 de novembro.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) – responsável por desenvolver, gerenciar e executar o sistema de votação eletrônico da AMB – enviará para o e-mail dos associados uma senha de acesso. Para votar pela internet, o magistrado deverá acessar o portal da AMB (www.amb.com.br), no referido período, e clicar no link “Vote Aqui”, que o direcionará para o site do TRE-DF. No momento da votação online, o associado deverá informar seu número de CPF e sua senha.
Votação nos estados
Caso o magistrado não receba a carta com a cédula eleitoral e/ou não tenha condições de acesso à internet, também será possível votar por cédula de papel em urna de lona. Nesse caso, o associado deverá comparecer pessoalmente à sede da sua associação estadual no dia 26 de novembro, das 8 às 19h.
Os membros da comissão eleitoral informaram que estarão presentes na sede da AMB, no dia das eleições (26), a partir das 8h, para esclarecimentos de dúvidas.