A cédula de papel será a única opção de votação para as eleições que definirão os novos membros da diretoria da AMB para o triênio 2011/2013. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Eleitoral da entidade, na tarde desta quarta-feira (13), em Brasília (DF). Ficou deliberado que os magistrados receberão em suas residências, até o dia 24 deste mês, a sobrecarta com a cédula. Eles poderão mandar a correspondência pelo correio ou, se preferirem, manifestar o voto pessoalmente na sede das associações estaduais.
O presidente da Comissão Eleitoral, desembargador Roberval Casemiro Belinati, anunciou a exclusão da votação pela internet, após receber um requerimento da chapa “NOVOS RUMOS” que questionava o sistema de segurança online. “A Comissão Eleitoral sempre preservou a imparcialidade e a segurança do pleito da AMB. É um retrocesso acabar com a eleição pela internet, mas para não criar nenhuma dúvida, nós preferimos atender ao pedido da chapa ´NOVOS RUMOS´”, afirmou.
O representante da chapa "NOVOS RUMOS", juiz Walter Pereira de Souza, achou correta a determinação da comissão de alterar o sistema de votação. “Entendemos que essa decisão de anular a votação pela internet é correta porque vai proporcionar uma eleição com mais tranqüilidade tanto aos candidatos quanto aos eleitores. A votação eletrônica merecia uma melhor atenção para que pudesse ser realizada nesse pleito”, justificou o magistrado.
Para o representante da chapa "AMBCOMVOCÊ", Antônio Silveira Neto, acabar com a votação pela internet é um retrocesso em relação ao avanço do processo eleitoral. “Tínhamos uma tendência firmada do voto pela internet. Na eleição passada da AMB, a votação eletrônica ocorreu no Distrito Federal e no Amazonas e foi tudo tranquilo. A internet é mais uma oportunidade do magistrado participar desse processo diminuindo o número de abstenções”, disse Silveira.
O presidente da Comissão explicou ainda que as duas chapas terão seus fiscais nas sedes locais e na AMB. Cada presidente das associações terá que constituir uma comissão eleitoral estadual composta de três magistrados para administrar a eleição.
A eleição da AMB está marcada para o dia 26 de novembro e a apuração será realizada nas sedes das associações locais. Na AMB, também haverá urna de votação para quem escolher votar em trânsito. As próximas reuniões da Comissão Eleitoral vão ocorrer nos dias 3 e 17 de novembro, às 14h, na sede da Associação.
Participaram também da comissão os magistrados Euclydes Calil Filho (RR), Fernando Tourinho de Omena Souza (AL), Paulo Henrique Moritz (SC) e Evandro Neiva de Amorim (DF).