Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Eleições: TSE pede mais segurança para magistrados

A segurança dos magistrados, principalmente dos que atuam no ramo eleitoral, foi a tônica do Encontro de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que aconteceu no Naoum Plaza Hotel, em Brasília (DF), e do qual o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, também participou.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, defendeu uma “mudança de cultura” no que diz respeito à segurança dos fóruns, juízes e servidores da Justiça Eleitoral.


O pedido por maior segurança ocorreu por causa do atentado sofrido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Antônio Araújo de Mendonça, na última quarta-feira (18). “Tivemos um acontecimento, há dois dias, que corresponde, para a magistratura, o mesmo que o 11 de setembro para o mundo”, afirmou o ministro que no mesmo dia visitou aquele Estado. Ele disse que tomou essa decisão tão logo tomou conhecimento do fato.


“A partir deste dia 18 de agosto temos que mudar nossa cultura, relativa à segurança dos magistrados. A realidade mudou. É muito importante que tenhamos outra visão. Temos que mudar nossa cultura em relação a esse tema”, afirmou o ministro.


“Temos que nos antecipar aos eventuais riscos e atentados. Para isso, talvez tenhamos que aumentar o efetivo da segurança nos tribunais”, acrescentou.


A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em conjunto com a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), divulgou nota pública contra o atentado. Ambas as entidades manifestaram solidariedade à família do desembargador, assim como do motorista Batista Pereira, que fora atingido no atentado.


“A AMB e Amase cobram rigor na apuração do caso e anunciam que envidarão todos os esforços no sentido de exigir e auxiliar os órgãos competentes na elucidação dos fatos e responsabilização dos culpados”, diz a nota pública.