Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Em Catalão, ASMEGO promove diálogo entre magistrados e presidente do TJGO sobre valorização do primeiro grau

encontro-estadual-catalao

"Juntos podemos discutir as soluções para problemas enfrentados no primeiro grau de jurisdição, tais como a sobrecarga de processos e a necessidade de se criar novas varas", afirmou o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, no 3º Encontro Estadual da Magistratura Goiana. Atendendo ao chamado da ASMEGO, o presidente do TJGO, Gilberto Marques Filho, participou dos debates no evento realizado no auditório da subseção da OAB-GO em Catalão.

Aberto ao diálogo, o desembargador Gilberto reafirmou a disponibilidade em estar ao lado dos juízes e que suas portas estão abertas aos colegas e aos cidadãos. "O gestor tem que se locomover. Qualquer necessidade ou problema enfrentado pelos colegas nas comarcas, nós estamos à disposição para auxiliá-los", afirmou. O ouvidor-geral do TJGO, desembargador Itamar de Lima, também participou do evento.

Para marcar a data e valorizar a Magistratura da região, a ASMEGO instalou na cidade um outdoor especial, localizado na Avenida Raulina - ao lado do estacionamento das Casas Bahia, em Catalão Para marcar a data e valorizar a Magistratura da região, a ASMEGO instalou na cidade um outdoor especial, localizado na Avenida Raulina - ao lado do estacionamento das Casas Bahia, em Catalão

Para o diretor das Coordenadorias Regionais da ASMEGO, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, a iniciativa é importante por aproximar os juízes que atuam no interior da ASMEGO e da administração do Tribunal. "Convidamos a todos para a continuidade deste diálogo no próximo dia 31 de março em Rio Verde", comentou.

Além de Catalão, participaram do encontro juízes das comarcas de Ipameri, Caldas Novas, Corumbaíba, Cumari e Acreúna. Sobrecarga de trabalho, processo eletrônico, dificuldades com obras nas unidades e plantão judiciário estiveram entre os assuntos trazidos pelos magistrados. O diretor do Foro de Catalão,  juiz Marcus Vinicius Ayres Barreto, ressaltou a importância do momento. "Os encontros de âmbito estadual são muito importantes por aproximar os colegas e unir a classe. Trazer o Tribunal para as comarcas do interior também é fundamental para que a administração constate as necessidades reais", comentou o magistrado.

Mais opiniões

encontro-catalao“Os encontros da ASMEGO são passos importantes para a interação e análise das dificuldades enfrentadas pelos juízes no exercício de sua jurisdição. Com o evento, há discussões em busca das soluções adequadas para melhorar a prestação jurisdicional que e a nossa principal meta”, afirmou Leonys Lopes Campos Silva, juiz do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Catalão.

“É extremamente importante a presença do desembargador-presidente ouvindo os questionamentos e sugestões dos juízes de primeiro grau, notadamente os juízes do interior revelando uma postura democrática e inovadora”, afirmou Maria Antônia de Faria, juíza da 2ª Vara de Ipameri.

“Um evento importante para ouvir os anseios dos magistrados e conhecer a realidade de cada juiz e comarca,” apontou Fabíola Fernanda Feitosa Medeiros Pitangui, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Caldas Novas.

“Um encontro dessa magnitude tende a fortalecer a união entre a magistratura goiana e, o que é melhor, a presença do presidente do TJGO faz com que sejam estreitados os laços criando forte aproximação entre o 1° e 2° grau de jurisdição. É isso que temos sentido desde a posse do atual presidente que tem primado pela união da classe”, disse João Correa de Azevedo Neto, diretor do Foro da comarca de Ipameri.

“A presença do presidente nas comarcas do interior demonstra a preocupação dele com os jurisdicionados, os juízes e servidores de todo o Estado”, ponderou Márcio Antônio Neves, juiz de Cumari. “Em sua visita a 9ª Região JudiciÁria, o presidente Gilberto demonstrou sua já reconhecida habilidade ao ouvir os magistrados do interior e sinalizou boa vontade e empenho em entender os pleitos para a melhoria da prestação Jurisdicional”, declarou Nunziata Stefania Valenza Paiva, juíza de Corumbaíba.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência, com informações de Arianne Lopes (CCS-TJGO). Fotos: Luciana Lombardi