Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Em clima de confraternização, magistrados participam de curso de gastronomia

A primeira edição do Evento Gastronômico da ASMEGO apresentou aos associados habilidades básicas na cozinha e a arte de receber

Diretor cultural da ASMEGO, juiz Wilson Safatle Faiad, também participou do curso ministrado pelo chef Willian Schwartz Diretor cultural da ASMEGO, juiz Wilson Safatle Faiad, também participou do curso ministrado pelo chef Willian Schwartz

O 1º Evento Gastronômico da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) ocorreu nesta sexta-feira, 8, no aconchego da cozinha do Espaço Nutricook da Clínica Essencial, no Setor Sul. Os magistrados, que participaram do curso Você Chef - habilidades básicas na cozinha e a arte de receber, foram recepcionados pelo aroma indescritível dos ingredientes separados pelo chef Willian Schwartz, com o auxílio do subchef Danilo Godoi, para o preparo das entradas e pratos principais.

Segundo o diretor Cultural da ASMEGO, Wilson Safatle Faiad, o curso foi pensando para aprimorar os conhecimentos culinários dos associados e proporcionar uma confraternização com os juízes. "Entendemos que a boa alimentação é sinônimo de saúde. Cozinhar é um ato de amor e carinho com o próximo", completou o diretor.

O chef Willian Schwartz deu início apresentando os principais utensílios de cozinhas, panelas e facas. A ministração seguiu com cores, aromas, sabores e importantes dicas sobre o preparo e o ponto correto de cada alimento para manter o sabor e a textura desejados. "A etapa inicial para o preparo de um prato é uma das mais importantes para a boa execução de qualquer receita. Consiste na separação de todos os utensílios e ingredientes que serão necessários para executá-lo. É o que chamamos de mise en place, que significa pôr no lugar", frisou o chef.

Os magistrados também aprenderam sobre o armazenamento de alimentos; o preparo de fundos e molhos; cortes de carnes e legumes; saladas e pratos salgados; bem como a harmonização das receitas acompanhadas de vinhos. O chef sublinhou que a maior dificuldade enfrentada na cozinha está nas carnes. Willian explicou que "o ponto da carne está diretamente ligado com o corte e a espessura".

Chef em casa

"Espero que ocorram outras edições, pois quero participar novamente", disse a juíza Alessandra Gontijo "Espero que ocorram outras edições, pois quero participar novamente", disse a juíza Alessandra Gontijo

"Eu sempre gostei de cozinhar, aprendi sozinho observando minha mãe. Costumo ir para a cozinha aos finais de semana", disse o juiz Antônio Cézar Pereira Meneses, que se inscreveu no curso para aperfeiçoar a performance culinária. O magistrado salientou que tem preferência pelo preparo de receitas salgadas e pretende fazer um curso de gastronomia, com maior duração.

Com o mesmo objetivo, mas com um pouco mais de experiência em cursos de culinária, a juíza Sirlei Martins da Costa fez questão de participar da palestra do chef Willian Schwartz. "Eu adoro cozinhar para receber os meus amigos e familiares. Acredito que o curso vai acrescentar muito."

A juíza Alessandra Gontijo do Amaral revelou que é apaixonada por gastronomia e que se arrisca na cozinha, mas sentia falta de técnicas específicas para desenvolver pratos diferentes. "Agora os pratos que já são feitos com amor terão um toque de chef", comemorou a magistrada. "Anotei todas as dicas. Gostei, principalmente, dos ensinamentos sobre as medidas, os cortes e o modo de cozimento e armazenamento dos alimentos. "Espero que ocorram outras edições", finalizou.

Degustação

Os magistrados saborearam duas entradas: cruditées, pepinos, cenoura e pimentão cortados em bastão servidos com molho Dip; e brusqueta, pão italiano, com alho, tomate, sal, azeite, e manjericão. Em seguida, foi servida uma salada composta, preparada com folhas, carne, queijos, vegetais, entre outros.

No prato principal, batatas ao murro, com arroz de salsa, escalapinhos de filé ao gorgonzola e uvas verdes e pedaços de filé de frango na manteiga de ervas. A harmonização foi feita com espumante, vinho branco e tinto, servidos juntamente com cada receita, levando em consideração, o peso e a textura dos pratos.

Segunda edição

A associação recebeu mais do que o dobro de inscrições em relação às vagas disponibilizadas. Foi feito um sorteio para definição de 15 participantes. O diretor cultural da ASMEGO, Wilson Faiad, afirmou que o presidente da entidade, juiz Gilmar Coelho, já sinalizou a realização da 2ª edição.

Confira o álbum do 1º Evento Gastronômico da ASMEGO.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO. Fotos: Luciana Lombardi