Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Em clima de descontração, associados aprofundam conhecimento em cervejas artesanais

Sommelier Anderson Machado e cervejeiro Marcus Costa Ferreira Filho Sommelier Anderson Machado e cervejeiro Marcus da Costa Ferreira Filho

Ministrado pelo cervejeiro artesanal Marcus da Costa Ferreira Júnior e pelo sommelier Anderson Machado, o Curso de Introdução à Cerveja Artesanal levou cerca de 20 pessoas, entre magistrados e cônjuges, até a sede da ASMEGO, na noite desta sexta-feira (5). Os participantes puderam conheceram um pouco mais sobre o universo da cerveja artesanal.

Confira o álbum de fotos.

O diretor Cultural da ASMEGO, juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad, destacou que o curso foi idealizado para aprimorar os conhecimentos dos associados acerca de uma das bebidas mais conhecidas do brasileiro. "Quase todo mundo que toma cerveja têm curiosidade de saber a forma de fabricação", observa.  O Curso de Introdução à Cerveja foi prestigiado pelo presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão, e pela sua esposa Érika Rabelo Salomão.

A noite de aprendizado e troca de experiências começou com a apresentação da história da cerveja com o sommelier Anderson Machado. Logo em seguida, o cervejeiro Marcus Ferreira Júnior explicou as principais matérias-primas utilizadas para a produção da cerveja artesanal. "Os ingredientes básicos para produção da cerveja são água, malte, lúpulo e levedura ou fermentação. Além destes, existem diversos tipos de adjuntos que alteram a cor, o aroma, o sabor, o estilo da bebida", disse.

curso-de-cerveja-artesanal-asmego (4)O cervejeiro também sublinhou os benefícios para o consumidor de cerveja especial, uma vez que a bebida não têm adicional de matérias-primas complementares, como por exemplo o milho, e o uso de processos químicos, tal qual ocorre na fabricação industrial. "A primeira dica que eu dou para quem aprecia a cerveja e quer saber um pouco mais é parar de consumir os rótulos industriais."

A programação incluiu ainda explanações sobre os métodos de serviços, esclarecimentos sobre os principais mitos cervejeiros e uma imersão nas principais cervejarias do mundo: a alemã, belga, inglesa e americana. De forma dinâmica, trabalhando o intelecto e o paladar, os magistrados e seus cônjuges degustaram diferentes rótulos nacionais e importadas, após a apresentada de cada escola.

Conhecimento e confraternização

Atento aos tipos de cerveja e a variação dos ingredientes postos sobre a mesa ao início do curso o juiz da comarca de Itumbiara, José de Bessa Carvalho Filho avaliou a iniciativa da Diretoria Cultural da entidade. "A capacitação abre o nosso leque de conhecimento e nos oferece a oportunidade de ver coisas novas, disponíveis no mercado. Aqui vemos títulos importados e locais, fabricados em Goiânia e Anápolis." O magistrado também ressaltou a confraternização propiciada pelos eventos culturais da ASMEGO.

Em consonância com o colega, o juiz substituto em segundo grau, Marcus da Costa Ferreira ressaltou a importância da programação cultural oferecida pela entidade para o lazer, aperfeiçoamento e interação entre os associados e familiares. "A vida do magistrado é muito cansativa e estressante, quase não há oportunidade para o convívio social com os colegas. Essas atividades culturais são muito importantes para que possamos ter condição não só de entender um pouco mais sobre coisas que gostamos, como apreciar cervejas especiais e vinhos, entre outras, como também ter a possibilidade desse intercâmbio tão agradável com os colegas."

Para Marcus da Costa Ferreira a capacitação teve um gostinho mais especial, o magistrado também estava prestigiando a aula do filho, o cervejeiro Marcus Júnior. Orgulhoso, o pai contou sobre a carreira do filho no mercado cervejeiro e da parceria com o sommelier Anderson Machado em cursos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação | Fotos: Luciana Lombardi