Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Em encontro promovido pela ASMEGO, juízes levam demandas do Interior ao presidente do TJGO

7 Rio Verde-Enc Regional- WS 055

A valorização do primeiro grau foi, novamente, o foco do debate entre ASMEGO, juízes e administração do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Sediado em Rio Verde, o 4º Encontro Estadual da Magistratura Goiana, promovido pela associação, ocorreu nesta sexta-feira (07), com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Gilberto Marques Filho; o corregedor-geral de Justiça, Walter Carlos Lemes; e o ouvidor da Justiça, Itamar de Lima. Participaram também juízes de 10 comarcas: Acreúna, Cachoeira Alta, Goiânia, Jataí, Montividiu, Quirinópolis, Piracanjuba, Rio Verde, Santa Helena e São Simão.

Confira aqui as fotos do evento.

O presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, destaca que essa foi uma reunião de destaque por reunir, em encontro associativo, o presidente do Tribunal e o corregedor-geral da Justiça. "É um momento de discutirmos questões próprias do nosso cotidiano, como infraestrutura e sobrecarga de processos. A presença dos desembargadores Gilberto Marques e Walter Carlos Lemes demonstra o quão preocupada a atual administração está com a valorização do primeiro grau", afirmou.

Na ocasião, o desembargador Gilberto Marques reforçou o seu posicionamento de percorrer as comarcas para conhecer as reais necessidades para buscar atendê-las. "Busco conhecer a realidade da comarca para poder conduzir a gestão em conformidade com o que há de concreto. O bem público tem que ser administrado como nosso, por isso procuro estar próximo aos magistrados e servidores", comentou.

Demandas
Entre as solicitações da associação, entregue em mãos ao presidente do TJGO, está a convocação de servidores aprovados em concurso e a realização de relotação de servidores. "Profissionais efetivos atendem com mais completude as demandas das unidades, e por consequência, a população", comentou o diretor das Coordenadorias Regionais da ASMEGO, Reinaldo de Oliveira Dutra.

O pedido está em sintonia com uma das principais demandas pontuadas pelos juízes de Rio Verde e da região Sudoeste. "Falta de força de trabalho é um dos nossos gargalos. Rio Verde é uma comarca com alta carga de processos em tramitação e conta hoje com cerca de 50 mil processos. O número enxuto de servidores, e também de magistrados, é uma dificuldade real da região", afirma a juíza Tatiana Marcella Mendes Borges, da 2ª Vara Criminal da cidade.

Presente no evento, o juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio Verde, pontou também a necessidade de criação de novas varas no interior. "Além da convocação dos concursados, precisamos de novas unidades judiciais para suprir a demanda judicial cada vez mais crescente", afirmou. A comarca atende hoje 220 mil habitantes e é uma dos expoentes do agronegócio goiano.

Representando a ASMEGO, também participaram do encontro os juízes Clauber Costa Abreu, diretor Financeiro; Joseli Luiz Silva, diretor Jurídico;  Gustavo Braga Carvalho, diretor Administrativo; e Heloísa Silva Mattos, membro do Conselho Deliberativo.

Mais opiniões

"Nós queremos fazer um trabalho conjunto com a administração do TJGO e com os magistrados. Por isso, estamos aqui." Walter Carlos Lemes, corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás

"Além da possibilidade de falar diretamente com a administração do Tribunal, trazendo nossas reinvidicações, este encontro da ASMEGO é uma oportunidade muito boa de confraternizar e conhecer novos colegas." Wagner Gomes Pereira, diretor do Foro da comarca de Rio Verde

"As reuniões regionalizadas mostram que os juízes do interior e do primeiro grau precisam ser valorizados. É um movimento encampado pela ASMEGO e que vem mostrando a importância de o Poder Judiciário promover políticas públicas de valorização da primeira instância e sobretudo do juiz do interior." Eduardo Alvares de Oliveira, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Verde e coordenador da Região Sudoeste da ASMEGO

"A visão de diminuir as distâncias é muito importante para que os magistrados se conheçam e se sintam num ambiente de segurança. Com os encontros da ASMEGO, sentimos a integração da classe e o espírito de ter alguém com quem contar." Gustavo Baratella de Toledo, juiz substituto em Montividio

Além dos magistrados já mencionados participaram também Murilo Vieira de Faria, auxiliar da CGJGO; Rodrigo da Silveira, Filipe Luís Peruca, Sthella de Carvalho Mello, Sérgio Britto Teixeira e Silva, Thiago Soares Casteliano de Castro, Altamiro Garcia Filho, Felipe Morais Barbosa, Lídia Assis e Souza Branco, Lilia Maria de Souza, Ricardo Luiz Nicoli, Luciano Borges da Silva, Thiago Brandão Boghi, Patrícia Passoli Ghedin, Fernando César Rodrigues Salgado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência. Fotos: Wagner Soares - CCS-TJGO