Em entrevista publicada no jornal O Imparcial, neste domingo, o presidente da AMMA, juiz Gervásio Santos, alerta para o risco do exercício da Magistratura no Brasil, agravado pela falta de segurança nas comarcas. Segundo ele, quem decide geralmente desagrada a uma das partes, portanto, é necessário que o Poder Judiciário atue com total segurança.
O exemplo foi o episódio ocorrido no dia 22 de janeiro, em que um grupo de pessoas não aceitou a decisão do juiz da comarca de Buriti, Jorge Sales Leite, invadiu o fórum, ateou fogo em equipamentos e ameaçou o prefeito.
A entrevista com Gervásio Santos veio acompanhada por uma matéria com dados do CNJ que apontam os riscos do exercício da Magistratura em vários estados. O presidente da AMMA relata os principais problemas enfrentados pelo Judiciário do Maranhão na questão da segurança dos juízes, principalmente em comarcas distantes e em condições estruturais precárias.
Ele também avalia o episódio ocorrido na comarca de Buriti e quais as providências adotadas pela AMMA para garantir a segurança ao juiz Jorge Leite, a apuração dos fatos e punição dos culpados.
Clique aqui para ler a entrevista.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação dos Magistrados do Maranhão