Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Em entrevista, presidente da Asmego destaca importância do IX Congresso Goiano da Magistratura

A importância da discussão sobre a participação efetiva dos juízes de 1º grau para uma gestão democrática do Poder Judiciário foi destacada pelo presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, em entrevista veiculada no telejornal Bom Dia Goiás/TV Anhanguera, na manhã desta quinta-feira.


Ao falar sobre o IX Congresso Goiano da Magistratura, que será realizado hoje e amanhã no auditório da sede da Associação, Átila comentou a necessidade de envolvimento dos magistrados com as diretrizes do CNJ e as ações de planejamento estratégico dos Tribunais.


Bom Dia Goiás: A intenção com essa discussão, a Asmego pretende garantir a participação efetiva dos juízes na administração do Poder Judiciário?


Átila Amaral - Ultimamente, o Conselho Nacional de Justiça tem traçado diretrizes para que o 1º grau de jurisdição - os juízes - possam sugerir e participar do orçamento e do planejamento estratégico dos Tribunais. Nós iremos tratar desse assunto no Congresso, porque nós entendemos que é extremamente importante que os juízes, os operadores do Direito que estejam mais próximos das provas e mais próximos da população possam, a partir das informações desenvolvidas nesse congresso, formular sugestões para a administração do Tribunal de Justiça de Goiás.


Bom Dia Goiás: O Congresso também será uma oportunidade para a troca de experiências, já que magistrados de outros Estados vão participar?


Átila Amaral - Sim. Além da abertura do Congresso para a comunidade jurídica em geral, nós receberemos aqui desembargadores de outros Estados e ministros de Tribunais Superiores. Teremos um momento de congraçamento, mas de troca de informações e de experências, com o objetivo de aprimorar a prestação jurisdicional.