Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Em evento para mulheres, elas aprendem a planejar as finanças

Magistradas, esposas de juízes e pensionistas tiveram hoje (26) de manhã uma verdadeira aula de economia. No Workshop sobre Finanças, evento que integrou a programação paralela do 11º Congresso Goiano da Magistratura, as participantes tiveram acesso a conhecimento e a alternativas para ter saúde financeira e não comprometer o orçamento com dívidas. O convidado da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), economista Tiago Alves, foi quem auxiliou as inscritas no workshop nesta tarefa. O consultor financeiro tem MBA em mercado de capitais e pertence aos quadros da Cooperativa de Crédito Sicoob-Juriscred.


Segundo o economista, o controle das finanças pessoais deve ser uma meta a ser perseguida. “É este controle que realiza sonhos”, destacou. Para obter pleno controle das finanças, explicou o especialista, é preciso montar uma estratégia. Listar dívidas, separar as que nos impõem juros mais altos, usar o cartão de crédito com racionalidade, criar planilhas para planejar receitas e despesas, entre outras dicas, auxiliam nessa missão.


Comprometer o orçamento com elas pode nos trazer uma série de desconfortos, destacou. “Há vários sintomas de quem sente vergonha e culpa por estar endividado, como ansiedade, insônia, irritação, depressão, gastrite, dores de cabeça”, citou. Para romper com esta realidade, alertou, especialistas recomendam separar 30% do orçamento para o pagamento de dívidas.


“Este é considerado um limite razoável para manter esta estratégia firme até o fim. Mas nosso maior desafio, mesmo, é ter disciplina”, frisou. Neste processo, ensinou, não existe fórmula milagrosa. “Portanto, só nos resta ter paciência e disciplina.”


O economista apresentou às participantes do evento formas seguras de investimento e maneiras mais rentáveis de poupança. Em exemplo apresentado pelo economista, ao poupar R$ 200 por mês durante 33 anos capitalizados a 1% ao mês, ao final deste prazo, o poupador terá o equivalente a R$ 1.008.718,49. “É preciso, mais uma vez, ter disciplina para chegar lá”, reforçou.


A diretora Social da ASMEGO, juíza Fláviah Lançoni Costa Pinheiro, que atuou na organização de ambos os workshops – de moda e estilo e de finanças –, fez uma avaliação positiva da iniciativa da entidade no evento deste ano. “Foi muito positivo porque houve a participação de muitas magistradas e esposas de magistrados nos dois eventos. E levamos daqui mais conhecimento, seja em como nos vestir melhor, seja em como direcionar melhor nossos gastos”, ressaltou a diretora.


A advogada Rosana Luzia Ventura Carvalho, que é esposa do magistrado Algomiro Carvalho Neto, participou dos dois workshops oferecidos pela ASMEGO dentro da programação paralela do congresso. “A iniciativa foi excelente e inovadora, sobretudo porque nos envolveu em outros conteúdos além da discussão científica”, destacou ela. “E estilo, moda e finanças são assuntos que interessam a todos”, acentuou.


[fotos]