"Poder Judiciário independente, democracia forte." Com esses dizeres, o juiz Wilton Müller Salomão foi reconduzido ao cargo de presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), em solenidade prestigiada por diversas autoridades realizada na noite desta quarta-feira, 31. Também foram empossados o desembargador Homero Sabino de Freitas, como 1º vice-presidente, e o juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, como 2º vice-presidente, além dos membros do Conselho Deliberativo e seus suplentes. Eles administrarão a ASMEGO no biênio 2018-2019. Com auditório lotado, 418 pessoas prestigiaram a cerimônia.
Na solenidade, Wilton Müller destacou a satisfação em representar a aguerrida Magistratura goiana. "São magistrados que trabalham muito além das 8 horas diárias, que levam processos para casa e têm em mãos, em média, quase seis mil processos." Ele também ressaltou que mesmo diante da extenuante demanda, "os juízes de Goiás estão na terceira colocação entre os mais produtivos do país, de acordo com o relatório Justiça em Números, do CNJ", afirmou.
A Reforma da Previdência também foi pontuada. "A conta da incompetência e ineficiência de gestão não pode ser atribuída aos servidores públicos, muito menos utilizando a mentira de que estão combatendo privilégios", argumentou Wilton Müller. Nesta quinta-feira, 1º, a ASMEGO e magistrados de Goiás participam de ato nacional pela valorização da carreira e contra a Reforma da Previdência, em Brasília. Iniciativa é conduzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Frente Associativa da Magistratura e Ministério Público (Frentas).
Na ocasião, Wilton Müller ainda ressaltou e agradeceu ao governador Marconi Perillo, representado pela Superintendente Executiva da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Mulher, Gláucia Maria Teodoro Reis, que assinou nesta quarta-feira, 31, projeto de lei que oficializa a doação onerosa do terreno da sede da ASMEGO. Também compôs a mesa diretiva, o presidente de honra da ASMEGO, desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do TJGO, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, entre outras autoridades.
[Assista aqui a transmissão da solenidade.]
Nova Diretoria Executiva da ASMEGO
Encontro de gerações na nova diretoria
No ano em que a ASMEGO completará 50 anos de história, o seu fundador, desembargador Homero Sabino de Freitas, tomou posse como 1º vice-presidente, em seu 30º mandato à frente da associação. "Colegas da ativa, aposentados, viúvas, pensionistas: contem comigo. Vamos batalhar juntos para garantir com que a autonomia e independência dos magistrados sejam respeitadas. Jamais aceitaremos os ataques injustos e mal-intencionados que o Poder Judiciário tem sofrido apenas por cumprir seu compromisso de interpretar e fazer valer a legislação", afirmou ele em discurso emocionado.
O 2º vice-presidente, juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, que representa as gerações mais jovens, bem como a Magistratura do interior, destacou a sensibilidade de Wilton Müller em buscar representantes de forma a unir a Magistratura goiana em prol de uma ASMEGO que irá evoluir nas lutas classistas. "Não tenho a menor dúvida que a sabedoria do desembargador Homero, com a presença do nosso presidente Wilton, que tem sido um grande guerreiro, e a minha modesta ajuda, ao lado dos conselheiros, poderemos construir essa ASMEGO que todos queremos", afirmou.
Juiz Jayme de Oliveira, presidente da AMB
Demais presidentes
De norte a sul, o Brasil esteve representado por presidentes das associações estaduais da Magistratura. Em sua liderança, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, desejou sucesso e destacou o apoio goiano. "De Goiás, eu só recebi apoio, incentivo e dedicação", afirmou. Também rememorou a luta pela valorização da classe. "Não é razoável que quem esteja perdendo na Justiça queira distruir o Judiciário e manche a imagem dos juízes. É isso que não aceitamos", comentou.
Carta do governador
Impossibilitado de marcar presença na solenidade de posse, devido a compromissos familiares, o governador Marconi Perillo enviou uma carta lida, na ocasião por Gláucia Maria Teodoro Reis. "Conte com a parceria do Governo de Goiás no que aprouver e houver adequação, no sentido de fortalecer a luta dos magistrados pela garantia do Estado Democrático de Direito, na preservação dos direitos constitucionais e na valorização do trabalho do Judiciário, pilares que garantem a sustentação e a preservação da verdadeira Justiça", disse o governador por meio do documento
Autoridades presentes
Também prestigiaram a solenidade, entre outros magistrados e autoridades, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes; ouvidor do TJGO, desembargador Itamar de Lima; o presidente do TRE-GO, Kisleu Dias Maciel Filho; o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o desembargador Itaney Campos; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; representando o Governador Marconi Perillo a Superintendente Executiva da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Mulher, Gláucia Maria Teodoro Reis; juiz goiano e vice-presidente de Políticas Remuneratórias da AMB, o juiz Paulo César Neves; o secretário-geral da AMB, juiz Átila Naves Amaral; o Procurador-Geral de Justiça, Benedito Torres Neto; o diretor da ESMEG, juiz André Reis Lacerda; o comandante-geral da PMGO, coronel Divino Alves; o presidente da AMAMSUL, Fernado Chemin Cury; a presidente da ASMETO, Julianne Freire Marques; o presidente da AMEPE, Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho; o presidente da ACM, Ricardo Alexandre da Silva Costa; o presidente da AMAM, José Arimatea Costa; o presidente da AMAPAR, Geraldo Dutra de Andrade Neto; o presidente da OAB, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva; o presidente do TRT da 18º Região - Goiás, Platon Teixeira de Azevedo Filho; o vice-presidente e corregedor do TRT da 18ª Região, Paulo Pimenta; o prefeito de Cocalzinho de Goiás, Alair Gonçalves Ribeiro; o procurador chefe do MPT em Goiás, Tiago Ranieri de Oliveira; a Defensora Pública Geral do Estado, Lúcia Silva Gomes Moreira; representando o presidente da AMAGIS Mauricio Torres Soares Octavio Augusto de Nigris Boccalini; o presidente da AMATRA 18, Cleber Martins Sales; o presidente da APEG, Tomaz Aquino da Silva Júnior; membro da Academia de Medicina, Antônio Carlos Ximenes; o presidente da AGMP, José Carlos Miranda Nery Júnior; o diretor de mercado da Unimed Goiânia, Sergio Baiocchi Carneiro; a gerente jurídico da Unimed Goiânia, Tatiana Accioly Fayad; representando o presidente da Uniodonto Fábio Araújo, Clésio Fernandes Leite; o Conselheiro Nacional do MP, Lauro Machado Nogueira; o diretor do Jornal Diário da Manhã, Batista Custódio e o jornalista Júlio Nasser.
Magistrados empossados:
BIÊNIO 2018-2019
Diretoria Executiva:
Presidente: Wilton Müller Salomão
1º Vice-Presidente: Homero Sabino de Freitas
2º Vice-Presidente: Levine Raja Gabaglia Artiaga
Conselho Deliberativo:
1- Gerson Santana Cintra (titular), Valda Abadia Fleury (suplente)
2- Cristiane Moreira Lopes Rodrigues (titular), Lígia Nunes de Paula (suplente)
3- Heloisa Silva Mattos (titular), Denise Gondim de Mendonça (suplente)
4- Willian Costa Mello (titular), Cristian Battaglia de Medeiros (suplente)
5- Nickerson Pires Ferreira (titular), Gustavo Braga Carvalho (suplente)
6- Aureliano Albuquerque Amorim (titular), Hugo de Souza Silva (suplente)
7- João Batista Fagundes (titular), Elcy Santos de Melo (suplente)
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência. Fotos: Luciana Lombardi.