Em solenidade inédita, novos diretores de Foro do interior e da capital são empossados
Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou cerimônia institucional de posse para os diretores de Foro do interior. Na solenidade, que ocorreu nesta quinta-feira (2), também foi empossada a primeira mulher a alcançar o cargo de diretora de Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro Afonso Silva.
No total, a ocasião marcou a posse de 127 diretores de foro das comarcas de Goiás e contou com o apoio institucional da ASMEGO. "Esta iniciativa, inédita, demonstra abertura do presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, à Magistratura de 1º grau", afirmou o presidente da associação, juiz Wilton Müller Salomão. A entidade ofereceu palestra com a juíza do TJSP Carolina Nabarro Munhoz Rossi, diretora da Comunicação da Apamagis.
Neste sentido, um dos empossados, o diretor do Foro de Iporá, juiz Wander Soares Fonseca, destacou que a iniciativa da Presidência do TJGO estreita o relacionamento com os juízes do interior. "A posse demonstra a boa vontade da atual administração de se fazer uma gestão participativa, próxima ao jurisdicionado e aos juízes que estão em unidades longínquas da capital", comentou.
Gestão
Justamente, a gestão participativa foi o destaque do discurso do novo presidente do Tribunal. Aplaudido de pé pelos magistrados, o desembargador Gilberto Marques se colocou à disposição para atender diretores de Foro e todos os juízes do Estado de Goiás. "A administração é de todos nós. Teremos êxito se tivermos unidos no mesmo propósito: fazer o melhor para o Judiciário", discursou ele, que também ressaltou que irá administrar em sintonia com a ASMEGO.
Ao seu lado na solenidade, o desembargador Walter Carlos Lemes, novo corregedor-geral da Justiça de Goiás, informou que a CCJGO atuará para auxiliar o Tribunal a alcançar resultados ainda mais positivos no quesito celeridade. "Iremos lutar com todas as forças que tivermos para que a palavra morosidade não seja dita com frequência”, disse.
Primeira mulher a ocupar a diretoria do Foro de Goiânia
Juíza Maria Socorro Afonso Silva, diretora do foro de Goiânia
Representando os diretores de Foro, a juíza Maria Socorro Afonso Silva, da comarca de Goiânia, discursou ressaltando que pretende realizar uma gestão participativa, humana e de excelência. Primeira mulher a assumir o cargo na história do TJGO, ela pretende também dar continuidade no processo de digitalização das varas cíveis da capital. Assista aqui vídeo com a magistrada.
Mais posses
Na solenidade, o desembargador Gilberto Marques também apresentou os diretores de área e os juízes auxiliares da Presidência. Foram empossados os magistrados Jerônymo Pedro Villas Boas, Ronnie Paes Sandre e Maria Cristina Costa, que também é a primeira mulher a exercer o cargo.
No período da tarde, o corregedor-geral da Justiça, Walter Carlos Lemes, empossou os juízes auxiliares do órgão. Tomaram posse os magistrados Cláudio Henrique A. de Castro, presidente do Conselho Deliberativo da ASMEGO, Sirlei Martins da Costa e Murilo Vieira de Faria.
Leia também:
Novos juízes auxiliares da Presidência assumem cargos
Empossados três novos juízes auxiliares da Corregedoria
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Fotos: Luciana Lombardi