
Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou cerimônia institucional de posse para os diretores de Foro do interior. Na solenidade, que ocorreu nesta quinta-feira (2), também foi empossada a primeira mulher a alcançar o cargo de diretora de Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro Afonso Silva.
No total, a ocasião marcou a posse de 127 diretores de foro das comarcas de Goiás e contou com o apoio institucional da ASMEGO. "Esta iniciativa, inédita, demonstra abertura do presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, à Magistratura de 1º grau", afirmou o presidente da associação, juiz Wilton Müller Salomão. A entidade ofereceu palestra com a juíza do TJSP Carolina Nabarro Munhoz Rossi, diretora da Comunicação da Apamagis.
Neste sentido, um dos empossados, o diretor do Foro de Iporá, juiz Wander Soares Fonseca, destacou que a iniciativa da Presidência do TJGO estreita o relacionamento com os juízes do interior. "A posse demonstra a boa vontade da atual administração de se fazer uma gestão participativa, próxima ao jurisdicionado e aos juízes que estão em unidades longínquas da capital", comentou.
Gestão
Justamente, a gestão participativa foi o destaque do discurso do novo presidente do Tribunal. Aplaudido de pé pelos magistrados, o desembargador Gilberto Marques se colocou à disposição para atender diretores de Foro e todos os juízes do Estado de Goiás. "A administração é de todos nós. Teremos êxito se tivermos unidos no mesmo propósito: fazer o melhor para o Judiciário", discursou ele, que também ressaltou que irá administrar em sintonia com a ASMEGO.
Ao seu lado na solenidade, o desembargador Walter Carlos Lemes, novo corregedor-geral da Justiça de Goiás, informou que a CCJGO atuará para auxiliar o Tribunal a alcançar resultados ainda mais positivos no quesito celeridade. "Iremos lutar com todas as forças que tivermos para que a palavra morosidade não seja dita com frequência”, disse.
Primeira mulher a ocupar a diretoria do Foro de Goiânia

Representando os diretores de Foro, a juíza Maria Socorro Afonso Silva, da comarca de Goiânia, discursou ressaltando que pretende realizar uma gestão participativa, humana e de excelência. Primeira mulher a assumir o cargo na história do TJGO, ela pretende também dar continuidade no processo de digitalização das varas cíveis da capital. Assista aqui vídeo com a magistrada.
Mais posses
Na solenidade, o desembargador Gilberto Marques também apresentou os diretores de área e os juízes auxiliares da Presidência. Foram empossados os magistrados Jerônymo Pedro Villas Boas, Ronnie Paes Sandre e Maria Cristina Costa, que também é a primeira mulher a exercer o cargo.

Leia também:
Novos juízes auxiliares da Presidência assumem cargos
Empossados três novos juízes auxiliares da Corregedoria
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Fotos: Luciana Lombardi