Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Emoção e solidariedade em apresentação do maestro João Carlos Martins e Filarmônica de Goiás

 Manhã de muita emoção e encantamento no Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresentou sob a batuta do maestro João Carlos Martins. O evento, que integra a Série Concertos para a Juventude, contou com a parceria da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), que mobilizou a magistratura para o espetáculo, que compareceu em grande número ao Palácio da Música. De caráter beneficente, o concerto resultou na arrecadação de seis toneladas de alimentos, que serão entregues a entidades assistenciais de Goiás. No palco, um músico completo, além de generoso e bem humorado. João Carlos Martins tirou boas gargalhadas da plateia, além de algumas lágrimas de emoção.


Na primeira parte do programa, o maestro João Carlos Martins regeu a OFG na execução de três movimentos da Sinfonia nº 5 de Beethoven. Após o intervalo, o regente, a superar todas as limitações físicas provocadas por uma doença degenerativa que o acometeu há alguns anos, assumiu o piano e tocou obras de Mozart, Enio Morricone e Astor Piazzola. Ao se apresentar com a orquestra como pianista, assumiu a regência o maestro Eliseu Ferreira, regente titular da OFG.


João Carlos Martins falou da satisfação em se apresentar em Goiás. “Estes músicos tocam com amor, com paixão”, disse. E abordou, também, um pouco da sua história pessoal. “As pessoas falam em superação. Mas não é nem superação, mais. É teimosia, mesmo”, brincou. Segundo contou o maestro, ele já passou por 19 cirurgias que buscam recuperar os movimentos das mãos. “Apesar de tudo, nunca abandonei meu velho companheiro”, referindo-se ao piano.


João Carlos Martins é um pianista reconhecido mundialmente. Há seis anos, o maestro iniciou os seus estudos de regência. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado. Há cinco anos, fundou a Bachiana Filarmônica e desenvolveu um trabalho com adolescentes, através da Bachiana Jovem. Com a orquestra, tem se apresentado nos principais palcos brasileiros e internacionais.


presidente Gilmar Luiz Coelho enalteceu o trabalho desenvolvido pelas Diretorias Cultural e Social da ASMEGO pela organização do concerto. “Além de aproximar a magistratura de um ambiente cultural tão rico, o evento proporcionará a ajuda a famílias mais necessitadas”, destacou o magistrado, referindo-se às toneladas de alimentos trocadas por ingressos.


Diretor Cultural da ASMEGO, desembargador Itaney Francisco Campos definiou como “emocionante” a apresentação desse domingo. “Virtuoso no piano, João Carlos Martins supera seus infortúnios e rege aquela orquestra maravilhosa. Foi fantástico”, resumiu. O desembargador destacou também a presença dos colegas magistrados ao concerto. “O magistrado é um ser geralmente recluso, que não costuma estar nos eventos públicos. E, aqui, houve presença significativa dos colegas”, disse.


“Foi um sucesso”, frisou a juíza Elaine Christina Alencastro Veiga Araújo, diretora Social da ASMEGO, sobre o espetáculo. “Tivemos uma arrecadação de alimentos acima do esperado e esgotamos todos os ingressos. Isso mostra a sensibilidade das pessoas com a arte e com as questões sociais”, acentuou.


O juiz Clauber Costa Abreu foi ao espetáculo acompanhado de 12 pessoas de sua família. “Trata-se de uma iniciativa extraordinária da ASMEGO. E considero que faz parte do papel da entidade não só a defesa de interesses classistas, mas também oferecer acesso a atividades de extrema qualidade, como esta”, afirmou.


desembargador Carlos Escher foi ao concerto acompanhado da esposa, juíza Lília Mônica Escher. “A música erudita mexe com nossa sensibilidade. E o juiz necessita de muita, também, para julgar”, destacou a magistrada. “Não poderíamos deixar de prestigiar evento de tamanha beleza”, completou o desembargador.


Programa apresentado neste domingo


BEETHOVEN - Sinfonia nº 5 em Dó Menor Op. 67
MOZART - Concerto para Piano e Orquestra nº 21
MOZART - Concerto para Piano e Orquestra nº 27
ENIO MORRICONE -  Gabriel's Oboé
Arranjos de José Antonio Almeida e Ney Marques -  Cinema Paradiso


ASTOR PIAZZOLLA     -     Libertango
Arranjos de José Antonio Almeida e Ney Marques


Regência e piano – João Carlos Martins


[fotos]