Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Emocionado, desembargador Paulo Teles celebra 40 anos de carreira jurídica

Junto a amigos e familiares, o desembargador Paulo Teles comemorou, na noite da última quarta-feira (8), 40 anos de carreira jurídica com missa celebrada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. A celebração, ministrada por quatro padres e pelo arcebispo de Goiânia dom Washington Cruz contou com a presença de advogados, juízes, desembargadores e autoridades políticas. O presidente do Tribunal de Justiça, Leobino Valente Chaves, e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, também acompanharam a cerimônia.


A celebração teve a participação do coral do Tribunal de Justiça e homenagens foram oferecidas pela Associação dos Peritos Criminais e do Lions Clube Sul. Do arcebispo, o desembargador recebeu uma nova imagem de Nossa Senhora que irá ocupar  lugar especial em seu gabinete. Em nome de dom Washington, o padre César Luis Garcia parabenizou o desembargador e disse que a celebração não se dava apenas pelo que foi vivido, mas pelo que ainda pode ser feito. “Celebramos não o passado, mas o futuro, assim como a Eucaristia, um fato que se realiza, não algo que passou.”


Em nome da ASMEGO, o presidente Gilmar Luiz Coelho parabenizou o desembargador pelos 40 anos de atividade jurídica, 15 dos quais dedicados à judicatura. “O desembargador Paulo Teles, pela sua cultura e conhecimento jurídico, enobrece o Poder Judiciário de Goiás”, garantiu o presidente.


Discurso emocionado


Quando foi chamado para discursar, Paulo Teles se emocionou e disse apenas: “Não sei se vou dar conta”. Em seguida, chorou, foi abraçado pela esposa e aplaudido de pé pela multidão que estava presente, até se reestruturar. “Tenho pouco a relatar e muito a agradecer. Primeiro a Deus, pela vida e pelo infinito dom da liberdade de poder ter escolhido uma profissão; depois à minha família, por ter contribuído para a realização dos projetos que Deus me concedeu. Agradeço também aos amigos, que são tantos, que sempre estiveram comigo, sempre estiveram do meu lado”, disse.


Paulo Teles relembrou ainda que há 15 anos e 1 dia tomava posse como desembargador pelo 5º Constitucional. Assim, agradeceu a todos que o ajudaram a alcançar o cargo desejado. “Tinha que chamar amigos para comemorar e os chamei, convidei, e aqui estão. Vocês deixaram seus afazeres para estar em um culto religioso, celebrando comigo. Estes amigos aumentam minha felicidade diante dos quais choro de alegria, felicidade e diante dos quais mantenho este compromisso de buscar, cada vez com mais intensidade, a perfeição para julgar, independência para decidir. Repito aqui um pedido que fiz a Deus, no dia da minha posse, há 15 anos: que Deus fizesse de mim o mais humilde dos servos para julgar com sabedoria, humildade e com os olhos voltados para a bondade divina", finalizou.


Presentes


Marcaram presença na cerimônia autoridades políticas como o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; os deputados Bruno Peixoto, Daniel Vilela, Francisco Júnior, Célia Valadão; o vereador Elias Vaz; os ex-governadores Alcides Rodrigues, Irapuan Costa Júnior e Helenês Cândido. A magistrada e conselheira da ASMEGO Maria Aparecida Siqueira Garcia, que é mãe do prefeito Paulo Garcia, também participou da celebração.


Currículo


Nascido em 28 de abril de 1946, em Coutinho (CE), Paulo Teles formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis em 1974, tendo exercido a advocacia de 1976 a 1997. Desempenhou diversas funções na seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Em 1997 foi nomeado desembargador do TJGO, pelo quinto constitucional, tendo exercido também o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) em 2003. Em 2009 foi eleito para assumir o cargo de Presidente do TJ-GO pelo biênio 2009/2011.