Texto: Aliny Ribeiro
O juiz Gilmar Luiz Coelho, empossado ontem (31) presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), ficará à frente da entidade até 2013. Ele substitui o juiz Átila Naves Amaral, que comandou a associação nos últimos quatro anos e que desde o último dia 9 ocupa o cargo de diretor-tesoureiro da AMB.
Na solenidade de posse, Gilmar Coelho comprometeu-se em defender a categoria, agradeceu o apoio de todas as autoridades do Estado e prometeu dar continuidade na gestão anterior. Átila Amaral despediu-se de todos os colegas destacando que deixou a ASMEGO saudável, tanto do ponto de vista administrativo quanto do ponto de vista financeiro e mostrando-se confiante com a futura gestão.
Entre as autoridades presentes no evento, estavam o governador em exercício, José Eliton, que reconhece a importância da Associação. “A ASMEGO é uma das entidades de destaque do nosso Estado e vem crescendo no cenário goiano. Além de atuar na sua defesa classista, ela também acaba por fazer a defesa do exercício da democracia”, disse José Eliton reforçando o apoio do Governo em garantir as condições necessárias ao Poder Judiciário, para que, assim, a justiça chegue aos cidadãos.
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, também prestigiou o evento e afirmou “A ASMEGO representa uma das classes que mais trabalham pela defesa da democracia e pela promoção da justiça social. Portanto, vir a essa posse é participar como representante do povo goianiense em um momento fundamental para o Poder Judiciário e para os cidadãos”.
Além de Gilmar Luiz Coelho tomaram posse o 1º e o 2º vice-presidentes, os magistrados Arivaldo da Silva Chaves e Murilo Vieira de Faria. Eles foram eleitos em pleito realizado no dia 8 de dezembro de 2011, quando foram escolhidos ainda os novos membros titulares e os suplentes do Conselho Deliberativo da entidade.
O novo Conselho Deliberativo da ASMEGO é composto pelos seguintes magistrados: Wilton Müller Salomão, Paulo Maria Teles Antunes, Paulo César Alves das Neves, Maria Lúcia Fonseca, Alessandra Gontijo do Amaral, Maria Aparecida Siqueira Garcia e André Reis Lacerda e como suplentes, Felipe Vaz de Queiroz, Letícia Silva Carneiro, Cláudia Silva de Andrade, Ricardo Silveira Dourado, Terezinha Urany de Castro, Vitor Umbelino e Simone Monteiro.
Na solenidade de posse, a mesa foi composta pelas autoridades: o governador em exercício, José Eliton, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, o presidente do TJGO, desembargador Vitor Barboza Lenza, Des. Leobino Valente, a Corregedora-Geral da Justiça de Goiás, Des. Beatriz Figueiredo Franco, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Iram Saraiva, Procurador-Geral da Justiça, Benedito Torres, o presidente do TRE, Des. Rogério Arédio, os deputados federais, Vilmar Rocha e João Campos, o diretor do foro de Goiânia, juiz Donizete M. Oliveira, o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda, presidente da AGMP, Lauro Machado Nogueira, Defensor Público Geral do Estado, João Paulo Brzezinski, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Resende Machado, e o promotor de Justiça, Alencar José Vital. Os representantes da ASMEGO foram o atual presidente, Gilmar Coelho, o ex-presidente, Átila Amaral, o 1º vice-presidente, desembargador aposentado Arivaldo da Silva Chaves e o 2º vice-presidente, juiz Murilo Vieira Faria. O desembargador Nelson Calandra, também incluso na mesa, não pôde chegar a tempo de prestigiar a solenidade.
Mesmo impedido de chegar a tempo de participar da mesa de autoridades, em virtude de um congestionamento causado por um acidente, o desembargador Henrique Nelson Calandra, em entrevista, parabenizou Átila Amaral pela gestão e desejou sucesso para o novo presidente, Gilmar Luiz Coelho.
Acesse aqui o áudio com a íntegra da mensagem do Presidente da AMB concedida durante o evento.