Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Empossada nova diretoria da Esmeg

Numa prestigiada solenidade realizada na noite desta terça-feira (19), no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), foram empossados como diretora e vice-diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg) os juízes Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva e Adegmar José Ferreira. Representando o desembargador Ney Teles de Paula, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o desembargador Carlos Hipólito Escher, vice-presidente, deu posse aos novos diretores. Em seu pronunciamento, o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, solicitou o apoio e o empenho da administração do TJGO no sentido de fortalecer ainda mais a Esmeg.


“Como escola associativa, a Esmeg necessita, continuamente, do apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, sobretudo do repasse financeiro da Corte para o desenvolvimento dos diversos cursos promovidos em prol do aperfeiçoamento de magistrados e da capacitação dos serventuários da Justiça. Nesse sentido, a ASMEGO e a Esmeg confiam plenamente no novo presidente do TJ de Goiás, desembargador Ney Teles de Paula. Tenho certeza de que o desembargador não se furtará de emprestar o apoio necessário à Escola, inclusive empenhando esforços para a necessária alteração da legislação que tornará a Esmeg uma escola híbrida, judicial e associativa”, disse o presidente da ASMEGO.


Reforçando o objetivo de dar continuidade, bem como de aprimorar as ações exitosas desenvolvidas pelas gestões anteriores da Esmeg, a juíza Maria Socorro falou aos presentes na solenidade. “Cada diretor que passa pela escola deixa o seu legado. Cabe a nós dar continuidade a este trabalho e aprimorá-lo na busca da formação e aperfeiçoamento dos profissionais do Direito”, disse.


Em seu discurso de posse, a magistrada Maria Socorro também solicitou o apoio e a participação dos colegas e servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás com o trabalho que se inicia agora. “Conclamamos os colegas da magistratura de Goiás para que participem de nossa gestão, como colaboradores diretos em uma das coordenações ou co-participantes e críticos de nossas atividades. Dirigimos também o mesmo conclame aos servidores do Tribunal em tudo o que a escola puder receber e contribuir para a sua formação”, afirmou a nova diretora da Esmeg.


O desembargador Carlos Escher, ao cumprimentar os novos diretores empossados, destacou a qualidade da formação oferecida pela Esmeg, lembrando que ele próprio é aluno da escola. “Foi muito bom voltar a estudar. Desejo, em meu nome e em nome do desembargador Ney Teles, uma gestão exitosa à doutora Maria Socorro e ao doutor Adegmar”, disse o vice-presidente do TJGO.


O vice-diretor empossado, juiz Adegmar José Ferreira, informou que uma das primeiras ações da nova gestão será a elaboração de um projeto político-pedagógico para a escola, com metas e objetivos a serem alcançados.  “Nossa atenção estará voltada para a melhoria do Poder Judiciário por meio da realização de cursos, palestras, conferências, colóquios e oficinas de trabalho, dando sempre maior dinamismo a esta escola, que tem tanto potencial”, frisou.


O juiz José Carlos de Oliveira, que repassou o cargo de diretor à colega juíza Maria Socorro, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe montada por ele em sua gestão. “Fui muito feliz em acertar na escolha dos coordenadores da escola. O crescimento e importância da escola se devem ao trabalho desenvolvido por este grupo de magistrados”, afirmou. Segundo o juiz José Carlos, a Esmeg crescerá ainda mais “dada a paixão que a doutora Maria Socorro tem por esta instituição”, acentuou.


Ao avaliar o trabalho desenvolvido pela sua gestão frente à Esmeg, o juiz José Carlos ressaltou a qualidade do Curso de Pós-Graduação em Direito Constitucional iniciado pela escola em parceria com a Universidade Federal de Goiás. “Esta foi a primeira pós-graduação nascida de fato dentro da Esmeg, resultado do trabalho da nossa equipe, o que nos dá muita satisfação. E prova da qualidade deste curso é que vários desembargadores são alunos”, destacou.


O professor Eriberto Francisco Bevilaqua Marin, que esteve na cerimônia de posse da nova diretoria da Esmeg representando o reitor da Universidade Federal de Goiás Edvard Madureira, disse que é uma honra para a UFG ser parceira da instituição. “A nova gestão da escola pode ter a certeza de que nossas portas continuarão abertas para esta parceria”, reforçou.


O deputado Vilmar Rocha, secretário da Casa Civil do Estado de Goiás, que na cerimônia representou o governador Marconi Perillo, levou aos empossados uma mensagem de sucesso transmitida pelo chefe do Executivo. Também compuseram a mesa da solenidade de posse, além das autoridades citadas, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Antônio Cézar Meneses, representando a corregedora Nelma Branco Ferreira Perilo, vereador Virmondes Cruvinel Filho, representando a Câmara Municipal; Edilberto Dias, controlador-geral do Município, representando o prefeito Paulo Garcia;


Prestigiaram também a posse os desembargadores Joaquim Henrique de Sá, Homero Sabino de Freitas e Fausto Moreira Diniz, entre demais magistrados, autoridades, familiares e amigos dos empossados.


Confira a composição da Diretoria e Coordenações da ESMEG na nova gestão:


Diretora:
Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva


Vice-Diretor:
Adegmar José Ferreira


Diretor Administrativo e Financeiro:
Roberto Horácio de Rezende


 - Coordenação de Curso Preparatório para a Magistratura e Outros Cursos:
Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas


- Coordenação de Pós-Graduação:
Camila Nina Erberta Nascimento Moura


- Coordenação de Pós-Graduação e Extensão à Distância:
Wilson Safatle Faiad


- Coordenação de Curso de Formação Inicial dos Magistrados e de Vitaliciamento:
Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva; Adegmar José Ferreira e Camila Nina Erberta Nascimento Moura


- Coordenação de Extensão/Fórum:
André Reis Lacerda


- Coordenação de Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Revistas – Publicações e Eventos Culturais:
Reinaldo Alves Ferreira


- Coordenação de Capacitação em Gestão Judiciária:
Ricardo Luiz Nicoli e Wagner Gomes Pereira


- Coordenação de Pesquisa e Estudos para Magistrados na área Cível:
Desclieux Ferreira da Silva Júnior e Sebastião Assis Neto


- Coordenação de Pesquisa e Estudos para Magistrados na área Criminal:
Vitor Humbelino Soares


- Coordenação de Pesquisa e Estudos para Magistrados na área do Juizado Especial Cível e Criminal:
Lilliana Bittencourt


- Coordenação de Biblioteca:
Eduardo Peres de Oliveira


- Coordenação de Marketing, Imagem e Informática:
Thiago Soares Casteliano Lucena de Castro


- Coordenação de Informática:
Everton Ferreira dos Santos


- Coordenação de Pedagogia:
Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva; Adegmar José Ferreira e Roberto Horário Rezende


[fotos]