Com uma visão humanista e um perfil intelectual e comunicativo, a professora e advogada Maria Elizete de Azevedo Fayad tomou posse nesta quarta-feira (20) como ouvidora-geral do Tribunal de Justiça de Goiás. Como a primeira mulher a frente do cargo, fez questão de ressaltar que dará continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-ouvidor e atual diretor-geral do TJGO, José Izecias de Oliveira. “Ciente dessa grande responsabilidade social, que se amplia ainda mais pelo fato de ser a primeira mulher, professora e advogada a assumir esta função na justiça goiana, tenho o compromisso de manter a Ouvidoria sempre aberta à população, com o ideal de incentivar o exercício da cidadania e garantir a satisfação do reclamante, o aperfeiçoamento do reclamado e a otimização da Ouvidoria”, frisou
Como metas prioritárias, Maria Elizete destacou a importância da implantação de sistema informatizado de Ouvidoria para agilizar o contato das pessoas com o órgão e a aprovação do regimento da Ouvidoria, que norteará as diretrizes de seu funcionamento. Segundo ela, os trabalhos na Ouvidoria representam um desafio, pois são de grande importância para a gestão aberta, democrática e inovadora implantada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, “que tem tornado a relação do Judiciário mais próxima da população, melhorando a imagem do poder e cumprindo com o seu objetivo precípuo de oferecer uma prestação jurisdicional digna, eficiente e acessível a todos”.
Durante a solenidade, Paulo Teles esclareceu que muitas pessoas, das mais diferentes idades, questionavam a maior participação masculina no Judiciário e, por isso, sugeriu que uma mulher com mais sensibilidade, formação e interatividade se tornasse o “elo entre a Justiça e a sociedade” e a responsável por encaminhar os reclames, sugestões e elogios dos goianos.
Compuseram a mesa o presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles; o diretor-geral do TJGO, José Izecias de Oliveira; o diretor do Foro de Goiânia, Carlos Elias da Silva; o coordenador de obras do TJGO, Antônio Nery da Silva e os desembargadores Hélio Maurício Amorim, Walter Carlos Lemes e Jeová Sardinha. Ainda estavam presentes os juízes-auxiliares da presidência Wilton Muller Salomão e Enyon Enyon Fleury de Lemos, o diretor de Recursos Humanos, Edson Teixeira Álvares Júnior, a diretora do Centro de Comunicação Social, Eliani Covem, o assessor de segurança Major Carlos Eduardo Belelli e demais diretores de área e de divisão, servidores e jornalistas.
Currículo
Com ampla experiência na carreira jurídica e educacional, Elizete Fayad é mestre em Letras pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e possui especializações em Direito Constitucional, Administrativo e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG), a próxima ouvidora-geral da Justiça é professora titular da Faculdade de Filosofia Cora Coralina (FFCC), e foi membro de comissão temporária da UEG (Cora Coralina), secretária-geral, coordenadora administrativa e diretora da referida unidade. Além de ter exercido até 5 de janeiro deste ano a função de diretora educacional da UEG (Unidade Universitária Cora Coralina da Cidade de Goiás), é professora titular da instituição. No entanto, possui experiência em diversas áreas do Direito, com ênfase nos âmbitos administrativo e constitucional.