Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Encerrado 3º Congresso Goiano de Direito de Família


3º Congresso Goiano de Direito de Família, realizado no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), em Goiânia, desde a noite desta quinta-feira (6), foi encerrado hoje com a palestra É Namoro ou União Estável, proferida pelo advogado Zeno Veloso, do Pará (PA). O evento foi parte do painel Aspecto Patrimonial no Direito de Família. Além de Veloso, o também jurista Rolf Madaleno discutiu, mais cedo, a pauta Pessoa no Direito de Família. Ele atua nos Estado do Rio Grande do Sul e São Paulo.


Zeno Veloso apontou diferenças no modelo atual de namoro, quando comparado ao relacionamento em outras épocas. “O namoro, hoje, é algo diferente. Tem gente que viaja, um dorme na casa do outro”, observou. O advogado, que também é professor universitário, disse que, em função destas mudanças, “é difícil estabelecer o que é namoro e o que é união estável”. Para o jurista, a distinção está arraigada à consciência.


“O aspecto externo, o companheirismo, a solidariedade, o corpus demonstram a existência de uma união estável. A principal diferença, entretanto, é o ânimo, a convicção, o entendimento, a vontade de estabelecer uma família”, argumentou. Segundo Veloso, o nascimento de um filho não é prova conclusiva de afeto, da consolidação de uma família. “Nós precisamos ter muito cuidado ao tratar desta questão”, alertou.


O palestrante recomendou, para tanto, que casais encaixados neste perfil devem elaborar um contrato específico. O documento, de acordo com Veloso, tem de estabelecer a forma de relacionamento: namoro ou união estável.


A programação ocorrida ao longo desta quinta e sexta-feira, na sede da ASMEGO, foi promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – Goiás (Ibdfam-GO). A entidade é presidida pela juíza Maria Luiza Póvoa Cruz. O evento reuniu civilistas, estudantes de Direito, psicólogos e psicanalistas. Participaram, ainda, juristas dos  Estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.