O 2º Encontro de Diretores de Foro de Goiás, que será realizado entre os dias 12 e 15 de agosto, em Pirenópolis, terá novo formato e conteúdo. As novidades programadas para o encontro foram anunciadas hoje (19) pelo diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, segundo quem, o foco do encontro, desta vez, não será mais os problemas enfrentados pelas comarcas, mas a troca de boas práticas realizadas por elas. Além disso, essas discussões não serão mais feitas numa estrutura verticalizada, mas no formato world coffee. Isso significa que serão formados pequenos núcleos de trabalho que facilitam a integração entre os participantes do encontro. A estruturação deste processo será feita por uma empresa especializada no assunto.
Outra novidade é a própria data de realização do encontro que, desta vez, será realizado no início da gestão, ao contrário do que ocorreu na última edição. “Trabalhamos num processo de planejamento compartilhado e esta administração não entende ser possível fazer esse trabalho sem que se ouça, efetivamente, a magistratura goiana”, afirmou Stenius, segundo quem “é importantíssimo que os magistrados tenham voz e que possam participar das grandes metas programadas para este biênio.”
Além disso, todos os desembargadores que compõem a Corte serão convidados a participar do evento, numa tentativa de aproximá-los dos juízes de primeiro grau, contou Stenius, que adiantou ainda que a Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) e Escola Superior de Magistratura de Goiás (Esmeg) foram convocadas a colaborar com as sugestões de temas de palestras. Fora isso, juízes-corregedores e auxiliares da Presidência, além do vice-presidente do Tribunal, Felipe Batista Cordeiro, já confirmaram presença. O presidente do TJGO também participará do evento. “É a administração permitindo permear-se com a magistratura”, disse Stenius, que promete outras surpresas para os participantes, incluindo investimentos em atrações culturais.