Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Encontro de gerações marca 5ª edição do Curso de Vinhos promovido pela ASMEGO

curso-de-vinhos-asmego-5-edicao (3)Realizado pelo seu quinto ano consecutivo, o Curso de Vinhos para magistrados, ministrado pelo enófilo e desembargador aposentado, Floriano Gomes da Silva Filho, reuniu 15 associados na sede da ASMEGO, na noite desta sexta-feira (2). A iniciativa das Diretorias Cultural e Social da associação agradou magistrados da ativa, aposentados e pensionistas que puderam conhecer um pouco mais sobre o universo do vinho e aperfeiçoar o paladar para a bebida.

Confira o álbum de fotos.

O diretor-adjunto da Diretoria Cultural da ASMEGO, juiz Gustavo Assis Garcia, abordou o sucesso da capacitação. "O interesse pela cultura do vinho é crescente, notamos isso em nossos círculos de amigos e na magistratura não é diferente", explicou.

O magistrado adiantou que pretende promover o segundo nível do curso para que os associados que já participaram desse primeiro módulo, nessa e em outras edições, tenham a oportunidade de aprofundar ainda mais os conhecimentos na área. "Esperamos que o desembargador Floriano disponibilize uma versão do curso mais evoluída, levando em consideração os ensinamentos básicos já ministrados, para evoluirmos por meio do seu vasto entendimento. Temos aqui um exímio conhecedor de vinhos e ficamos lisonjeados em tê-lo na magistratura", sublinhou.

O curso também foi prestigiado pelo presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão, pelo Diretor Administrativo da ASMEGO, Gustavo Braga, e pelo juiz Cláudio Henrique A. de Castro, membro titular do Conselho Deliberativo da entidade.

Aroma, cor e sabor

Desembargador aposentado e enólogo, Floriano Gomes Desembargador aposentado e enófilo, Floriano Gomes

"Se você souber ler um rótulo, você terá em mãos 70% das informações sobre aquele vinho." Foi o que destacou o desembargador aposentado e enófilo, Floriano Gomes, ao abrir a 5ª edição do Curso de Vinhos para magistrados. Ao explicar sobre os diversos tipos de rótulos, o magistrado capturou a atenção dos participantes em uma viagem imagética pela história dos vinhos originários de vários países, destacando os principais tipos de uvas usadas em cada tipo da bebida, a influência do clima, solo, plantio, manejo da fruta e colheita.

Os processos de elaboração, envelhecimento e degustação também foram explicados. "A degustação do vinho exige do consumidor um exame visual, olfativo e gustativo. As três fases são fundamentais para sentir o aroma, verificar a cor e saborear as nuanças, o corpo da bebida", ensinou. "O vinho doce que muitos conhecem é o de sobremesa, esse suave vendido no mercado possui adição de açúcar e por isso não é bom para a saúde. O bom vinho seco também é agradável ao paladar, é aveludado e já vem pronto para o consumo", disse ao destacar os benefícios da vinho para a saúde.

Floriano trouxe ainda para o conhecimento dos associados a diferença das profissões envolvidas no processo de criação, venda e apreciação da bebida, respectivamente, o enólogo, o sommelier e o enófilo. "As pessoas sempre confundem as funções de cada um. O enólogo é o profissional que trabalha na cantina, que elabora o vinho. Ele produz um tipo de vinho com o dono da vinícola, observando uma série de variáveis, tendo em gerala ajuda de um laboratório técnico. Já o sommelier trabalha nos restaurantes, nas lojas importadoras, oferecendo para os clientes opções que harmonizam determinado prato. Por fim, o enófilo é o apaixonado por vinho", arrematou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação | Fotos: Luciana Lombardi