Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Encontro de Itaberaí tem participação significativa da comunidade





 

Foi realizado no último dia 28, na cidade de Itaberaí, mais um encontro das coordenadorias regionais da Asmego. O evento, organizado pelo coordenador da Regional do Vale do Araguaia, Marcelo Pereira de Amorim, e pelo diretor de Coordenação Regional, Paulo César Alves das Neves, com o apoio da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) se caracterizou pela diversidade de temas e pela participação significativa da comunidade local.



 



Além dos organizadores do Encontro, prestigiaram a solenidade de abertura, o presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Município, Paulo Rezek, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wiliam Gomes de Moraes Filho e o empresário José Carlos de Souza.



 



A primeira palestra foi ministrada pela mestre em psicologia Eliane Pelles Machado Amorim. Em sua fala, a psicóloga abordou as diversas técnicas de mediação como forma de solução de conflitos. Para Eliane, o encontro de sexta-feira abriu um precedente para a realização de outros encontros semelhantes, que possibilitem a discussão de temas ligados não apenas à área jurídica. A psicóloga acredita que o evento atende às necessidades da comunidade, uma vez que várias pessoas a procuraram depois da palestra com interesse em se aprofundar no tema.



 



O integrante da loja Maçônica Grande Oriente do Brasil, Jamil Issy, também ministrou palestra intitulada "Drogas – Nocividade". Ele falou sobre a prevenção e a correção do uso de drogas nocivas à sociedade. O palestrante ressaltou que a iniciativa de incluir a temática das drogas no encontro foi muito feliz, pois o conhecimento a cerca do assunto é a melhor forma da sociedade se prevenir.



 



Após o almoço, o Coronel Luciano Mendes Nolasco, ministrou palestra explicando a percepção do exército a respeito da realidade amazônica. A exposição do Coronel estimulou a participação de muitos presentes. Fato que contribuiu para "ampliar os conhecimentos a respeito do tema e integrar o segmento civil e militar", considera.



 



A última palestra do evento foi realizada por volta das 16:00 horas pela juíza do Tribunal Regional Eleitoral e da 1a Vara da Fazenda Pública, Elizabeth Maria da Silva. A magistrada falou sobre Direito Eleitoral, focando-se na propaganda eleitoral. Elizabeth disse que com o encontro pôde observar o desenvolvimento de um trabalho muito interessante na Comarca de Itaberaí, no que diz respeito ao direito eleitoral, notadamente o trabalho realizado junto aos partidos políticos e candidatos a eleição deste ano.



 



Após as palestras, foram sorteados livros jurídicos aos presentes. O Encontro da Regional do Vale do Araguaia terminou por volta das 18:00 horas. O coordenador da Regional, juiz Marcelo Amorim, destaca como ponto positivo do encontro, a apresentação dos palestrantes que, para ele, souberam explorar com proficiência os temas. Para o coordenador, deve se destacar também a boa participação da comunidade local. O diretor de coordenação regional, juiz Paulo César Neves acredita que o evento alcançou seu objetivo que era de integrar magistratura e comunidade. Ele destaca a palestra sobre Direito Eleitoral, realizada pela juíza Elizabeth, como uma das mais interessantes, já que o período eleitoral está próximo. O diretor diz que os encontros regionais que a Asmego vêm realizando têm se aprimorado com a experiência, o que cria expectativas de que os próximos encontros regionais sejam ainda melhores.




Confira, abaixo, alguns registros fotográficos do evento.