O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cezar Peluso, abre agora de manhã em Brasília o seminário Justiça em Números – Indicadores do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ. Será na Escola da Magistratura Federal da 1ª Região, no Setor de Clubes Esportivos Sul.
Durante dois dias, magistrados, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vão debater os dados do Judiciário relativos a 2009. Pela primeira vez, personalidades de outros países participam do encontro, o que permitirá a comparação entre a situação do Judiciário brasileiro, dos Estados Unidos e da União Europeia.
As estatísticas dos EUA serão apresentadas às 9h30 pela presidente do National Center for State Courts, Mary Campbell McQueen, e pelo dirigente do Texas Court System, Carl Reynolds. Em seguida, será apresentado o relatório de avaliação do sistema judiciário europeu por Barbara Scherer, assessora da Comissão Europeia para a Eficiência da Justiça.
Ainda de manhã serão apresentados relatórios sobre a Justiça das Américas, por Juan Enrique Vargas, do Centro de Estudos de Justiça das Américas, e sobre o uso das estatísticas no aprimoramento da Justiça, por Ildefonso Villan Criado, do Conselho Geral do Poder Judiciário Espanhol.
Hoje à tarde e amanhã (24) de manhã serão discutidas questões relativas ao Judiciário no Brasil.