Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Encontro do Meio Ambiente alcança balanço positivo e bons resultados



Os coordenadores do 1º Encontro Goiano do Meio Ambiente, realizado na turística cidade de Caldas Novas e encerrado na última sexta-feira, 6 de junho, conferiram um balanço positivo ao evento, que recebeu aproximadamente 500 inscrições.


A organização do evento contou com uma grande equipe de coordenação acadêmica e executiva, comandada por Lara Gonzaga Siqueira, Juíza de Direito da Comarca de Caldas Novas e presidente da Regional Sudeste, da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás; Delson Leone Júnior, promotor de Justiça de Caldas Novas, da Promotoria do Meio Ambiente; além da coordenadora e assessora jurídica do Centro de Apoio do Meio Ambiente, Miryam Belle Moraes da Silva; e das promotoras de justiça Alessandra Aparecida de Melo e Silva e Maria Bernadete Ramos Crispim, do Ministério Público de Goiás.


Segundo Lara Gonzaga Siqueira, o evento alcançou o objetivo, tanto do Ministério Público quanto da Magistratura, de trazer a comunidade para o debate sobre as problemáticas do meio ambiente: “nós alcançamos essa resposta, o auditório esteve sempre cheio de estudantes e de membros da comunidade que atuam na área do meio ambiente. Houve também a integração esperada do pioneirismo de eventos realizados entre as duas classes jurídicas, o que trouxe sucesso ao evento”. A juíza ressaltou que o encontro foi muito elogiado, tanto por membros da magistratura quanto do Ministério Público: “todos louvaram a iniciativa da realização em conjunto e saíram daqui satisfeitos com o que foi proposto”. Lara Gonzaga complementou que pretende pensar em outros eventos desse tipo: “se deu certo, significa que podemos e devemos alimentar essa semente de continuarmos trabalhando em conjunto”.


Delson Leone Júnior classificou o evento como positivo: “tivemos o plenário lotado do início ao fim, com a presença massiva de estudantes e de diversos segmentos da sociedade da cidade anfitriã do encontro, além de juízes e promotores. Segundo ele, o evento, desde sua idealização, alcançou os objetivos e ainda ressaltou: “o encontro atingiu o esperado por todos, inclusive por mim, atualmente como promotor do meio ambiente de Caldas Novas.  Sinto-me realizado por ter levado uma mensagem positiva e de alento àqueles que clamam por um meio ambiente melhor em Caldas Novas e também em todo o Estado de Goiás”. Em relação à participação da comunidade, Delson L. Júnior afirmou que o encontro obteve aproximadamente mais de quatrocentas inscrições da população em geral, “o que demonstra o interesse da população e de todos os segmentos organizados da sociedade civil em relação ao tema meio ambiente, além de atender mais uma vez o apelo da promotoria ambiental, juntamente com as associações, para a realização desse evento, alcançando o êxito planejado”, concluiu.