A juíza titular da Comarca de Cristalina, Alessandra Gontijo do Amaral (foto), se reuniu nesta quinta-feira (30) com o prefeito do município, Luiz Carlos Attiê, que prometeu viabilizar a doação do terreno para a construção do cartório eleitoral. No encontro, também foi definido que os servidores municipais lotados no Fórum receberão gratificação de 25% nos vencimentos e o prédio receberá reparos em sua estrutura.
Ainda nesta quinta-feira (30), a juíza também conversou com os advogados da cidade e comunicou que o processo licitatório de construção do novo Fórum de Cristalina será realizado no dia 13 de agosto, às 14 horas, no Fórum da Comarca de Goiânia. Também foi informado que a Semana Nacional da Conciliação, com o objetivo de solucionar os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005, acontecerá de 14 a 18 de setembro. Os advogados se comprometeram ir ao fórum tomar ciência das audiências que serão realizadas.
A Semana Nacional pela Conciliação é uma das ações do Movimento pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e envolve todos os tribunais brasileiros. A ação é permanente e uma das atuações do CNJ para tornar a Justiça mais rápida e efetiva com incentivo à cultura do diálogo.
Mutirão
Foi realizado um mutirão, no último dia 23, para reduzir o número de processos físicos da comarca de Cristalina. Convocada pela juíza Alessandra, toda a serventia trabalhou para que 239 processos fossem solucionados. Antes da ação, haviam 829 processos e, atualmente, são 590.