O coordenador da Escola Nacional da Magistratura, Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto, representou, na sexta-feira (27), a ENM em um almoço promovido pela Embaixada Francesa no Brasil. O evento contou com a participação do embaixador da França, Yves Saint-Geours, e o diretor da Escola Nacional da Magistratura Francesa, Jean-François Thony. Na ocasião, foram tratados vários assuntos de interesse de ambas as Instituições, como o convênio firmado para a realização de cursos para a formação dos Magistrados.
Uma das parcerias entre as Escolas é para o curso “Formação de Formadores”, que ocorrerá de 10 a 21 de outubro, na Escola Francesa. Durante o encontro, foi ressaltada a importância de promover o curso no Brasil, como ocorreu em 2006, para atingir um número maior de participantes.
No encontro, ainda, foi feito o convite para que os representantes das Entidades participem do congresso sobre pirataria que será oferecido pela ENM, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é organizado com apoio da Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), órgão vinculado ao Ministério da Saúde e que tem por objetivo articular e implantar políticas públicas de combate a esse tipo de crime.
A ideia é promover um evento com a participação de Magistrados brasileiros e também com representantes do Judiciário de outros países, como Estados Unidos e França, para a troca de experiências com relação à pirataria. O evento ainda não tem data definida.