O Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Bacellar, se reuniu, nesta segunda-feira (8), com a professora Toni M. Fine, da Fordham University The School of Law, sediada em Nova Iorque, a fim de estabelecer parceria para a realização de um programa de capacitação para Juízes, nos Estados Unidos. A ideia é que os Magistrados brasileiros conheçam o sistema judicial norte-americano, as técnicas utilizadas naquele país para mediação e conciliação de conflitos, assim como o funcionamento dos Tribunais.
“Procuramos, desde o início desta gestão, dar mobilidade aos Magistrados. Isso quer dizer que queremos ofertar para os Juízes, onde eles estiverem, boas oportunidades. Esse curso foi indicado pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sidnei Beneti - que é ex-Diretor-Presidente da Escola. Inclusive, o convidaremos para ser o Coordenador desse curso nos Estados Unidos”, adiantou Bacellar, durante o encontro realizado na sede da AMB, em Brasília.
Durante a reunião, na qual também estava presente o Assessor da Presidência da AMB, Luiz Rocha, foram abordados diversos temas de interesse comum de Juízes norte-americanos e brasileiros, como gestão e administração das Cortes, utilização das técnicas de conciliação, modalidades de ingresso na carreira, ações coletivas e sistema recursal dos dois Países. A proposta da ENM é que o curso entre no calendário de atividades da ENM para 2012.
“Essas discussões interessam tanto aos Juízes brasileiros quanto aos norte-americanos. Por isso, vamos procurar estabelecer, ainda neste ano, um calendário dos temas, e, para 2012, nós queremos que esse programa já ingresse no Guia de Cursos da ENM”, afirmou o Diretor-Presidente da ENM.