Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ENM e Enfam discutem assinatura oficial de acordo de cooperação

A Escola Nacional da Magistratura (ENM) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) se reuniram na última quarta-feira (16), em Brasília, para tratar do convênio de cooperação técnica entre as Instituições. O objetivo é promover a mútua cooperação cultural, o intercâmbio de experiências institucionais e o desenvolvimento de recursos humanos a fim de fortalecer o Poder Judiciário por meio da atualização e formação dos Magistrados.


Na ocasião, o diretor-presidente da ENM, Roberto Bacellar, dialogou com alguns representantes da Enfam: o secretário Francisco Paulo Soares Lopes e a coordenadora Cinthia Barcellos Dias.


Bacellar levantou a importância dos cursos promovidos pela Escola Nacional terem o credenciamento da Enfam, pois isso favoreceria a promoção dos Magistrados por merecimento. “A ENM tem buscado várias parcerias para atender os critérios de merecimento. A Enfam e a Enamt [Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho] são como o MEC [Ministério da Educação] para os nossos cursos. São as entidades que validam os nossos trabalhos”, explicou o diretor-presidente.


Além disso, ficou estabelecido que ambas as Escolas vão compartilhar recursos tecnológicos e materiais; promover eventos na modalidade presencial e à distância, mediante cessão, elaboração e adaptação de cursos; apoio na realização de cursos e eventos; desenvolver projetos e eventos de forma conjunta; e compartilhar informações, documentos e bases de dados sobre temas de interesse da Magistratura.


A Enfam também estuda a possibilidade de abrir vagas em seus cursos para a ENM. Em 2011, serão 12 mil vagas em nove cursos a distância, que é uma das principais metas da Escola para essa nova gestão. Cada um terá 40 horas/ aula e as vídeoaulas terão à frente 400 tutores de vários estados e diferentes escolas da Magistratura.


Para Lopes, a manutenção do ensino a distância, representa um baixo custo e economia de tempo, a técnica garante a tutores e Magistrados a disseminação e o compartilhamento de boas práticas.


O acordo entre ENM e Enfam terá validade a partir da assinatura do termo da cooperação que pode ocorrer nos próximos dias.